O desvendamento do real numa instituição de abrigo para crianças e adolescentes
Resumo
A questão social manifestada na violência doméstica, é freqüentemente julgada pelo viés da culpabilização de pais e/ou responsáveis para com crianças e adolescentes que são encaminhados para abrigos. O olhar do senso comum é reducionista, limitando a compreensão desta complexa situação de violência, às paredes da habitação. A intervenção profissional calcada na teoria dialética (nos conceitos de totalidade e contradição entre outros) busca na consciência crítica argumentos que ampliem o olhar. É fundamental, portanto, que se compreenda outros fatores que envolvem a violência doméstica e que vão além da morada da família. Esses fatores podem se estender às administrações governamentais em Brasília, por exemplo, tanto no que tange às políticas públicas de atenção à família, e/ou na política educacional. A família em situação de vulnerabilidade social também pode ser vítima da violência cometida pelo Sistema Único de Saúde. Através deste artigo pretendemos salientar que a família não é única responsável pela vulnerabilidade em que vive e que seus filhos estão expostos.Palavras-chave - Violência doméstica. Família. Abrigos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.