Conjuntura brasileira e seguridade social: a necessidade de participação para a ruptura com o conservadorismo
Resumo
Este artigo apresenta alguns dados sobre o contexto da sociedade brasileira atual, particularmente sobre a situação das políticas públicas, visando subsidiar uma reflexão mais específica sobre a Seguridade Social no Brasil, entendendo-a como um Sistema de Proteção Social, estratégico para a construção de um Estado efetivamente democrático. Em decorrência desta análise, é destacada a necessidade da participação da sociedade civil, na implementação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, usando estratégias que consigam, também, mobilizar os excluídos, para que o avanço da institucionalização possa favorecer, de fato, a ruptura com o velho paradigma, que continua sendo alimentado politicamente no cenário brasileiro atual.Palavras-chave – Conjuntura brasileira. Seguridade social. Participação. Assistência social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.