Política habitacional e a identificação do(s) motivo(s) da inadimplência das famílias beneficiadas com o Programa de Terrenos
Resumo
Com este artigo, pretende-se contextualizar a política habitacional especificamente no município de Restinga Seca (RS), tendo como principal objetivo verificar qual o motivo da inadimplência das famílias que adquirem habitações por meio do poder público. A partir das entrevistas realizadas e da análise das informações, conclui-se que os fatores relevantes para a inadimplência das famílias inclusas no referido Programa foram: baixa renda familiar da maioria (até um salário mínimo), falta de conscientização em relação ao Programa que é proveniente de um órgão público e desconhecimento da política habitacional adotada pelo município. Percebe-se que o trabalho do assistente social, na conjuntura dessa política social, é de suma importância na perspectiva de valorização e resgate da cidadania, garantindo, assim, que seja uma política de direito e dever, que possibilite a condição de moradia e qualidade de vida à população.Palavras-chave – Política habitacional. Inadimplência. Serviço Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.