A intervenção profissional do assistente social no eixo de planejamento e gestão: uma discussão a partir da experiência na coordenação de um serviço de assistência social no âmbito da Proteção Social Básica
Palavras-chave:
Política de Assistência Social, Proteção Social Básica, Planejamento e Gestão, Serviço Social, Exercício ProfissionalResumo
O artigo discute, mediante a exposição dos dados de uma pesquisa exploratória, a intervenção profissional dos assistentes sociais no eixo de planejamento e gestão em um dos serviços da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social de um município de grande porte do Estado de Santa Catarina. O objetivo do estudo foi caracterizar a intervenção profissional do assistente social, no espaço de coordenação dos Centros de Educação Complementar (CEC), que atualmente correspondem aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltados para crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos de idade. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve os dados e informações coletadas através de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais que atuavam na coordenação dos serviços. Metodologicamente foram respeitados, para a ida a campo, o prazo de aprovação do estudo pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dentre os principais resultados o estudo apontou a necessidade de fortalecer e qualificar a inserção dos profissionais de Serviço Social no eixo de intervenção de processos de planejamento e gestão das políticas sociais e compreender a intervenção profissional para além da execução das políticas, serviços, programas e projetos sociais.Downloads
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Publicado
2012-07-27
Como Citar
Cardoso, P., & Dal Prá, K. R. (2012). A intervenção profissional do assistente social no eixo de planejamento e gestão: uma discussão a partir da experiência na coordenação de um serviço de assistência social no âmbito da Proteção Social Básica. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 129–141. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/9551
Edição
Seção
Pesquisa, questão social e trabalho profissional