Autoimagem, socialização, tempo livre e lazer: quatro desafios à velhice

Autores

  • Giselle Alves de Moura Universidade Federal de Minas Gerais/PBH
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Idoso, Atividades de Lazer, Socialização.

Resumo

Com base na literatura conceitual e empírica disponível, o presente texto tem o objetivo de discutir quatro desafios inter-relacionados presentes no trabalho com idosos: autoimagem, socialização, tempo livre e lazer. Estudos conduzidos em diferentes estados brasileiros ilustram os desafios elencados, sugerindo comunalidades no trabalho com o idoso. Ao mesmo tempo, situações específicas que dificultam o envolvimento de idosos com lazer confirmam os desafios ainda a serem superados com ações que ofereçam condições sociais, econômicas e políticas para tal. Caso estes desafios não sejam abordados mediante políticas públicas organizadas, que integrem iniciativas governamentais e privadas, a tendência é de que pesquisas sobre o lazer na velhice repitam os desafios e necessidades discutidos.

Downloads

Biografia do Autor

Giselle Alves de Moura, Universidade Federal de Minas Gerais/PBH

Mestre em Lazer pelo PPG-Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuação em Programa de Atividade Física para idosos independentes e institucionalizados. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto no Depto. de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Área: Psicologia do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2012-07-27

Como Citar

de Moura, G. A., & Souza, L. K. de. (2012). Autoimagem, socialização, tempo livre e lazer: quatro desafios à velhice. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 172–183. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/9492

Edição

Seção

A garantia de direitos especiais