Autoimagem, socialização, tempo livre e lazer: quatro desafios à velhice

Autores

  • Giselle Alves de Moura Universidade Federal de Minas Gerais/PBH
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Idoso, Atividades de Lazer, Socialização.

Resumo

Com base na literatura conceitual e empírica disponível, o presente texto tem o objetivo de discutir quatro desafios inter-relacionados presentes no trabalho com idosos: autoimagem, socialização, tempo livre e lazer. Estudos conduzidos em diferentes estados brasileiros ilustram os desafios elencados, sugerindo comunalidades no trabalho com o idoso. Ao mesmo tempo, situações específicas que dificultam o envolvimento de idosos com lazer confirmam os desafios ainda a serem superados com ações que ofereçam condições sociais, econômicas e políticas para tal. Caso estes desafios não sejam abordados mediante políticas públicas organizadas, que integrem iniciativas governamentais e privadas, a tendência é de que pesquisas sobre o lazer na velhice repitam os desafios e necessidades discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Alves de Moura, Universidade Federal de Minas Gerais/PBH

Mestre em Lazer pelo PPG-Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuação em Programa de Atividade Física para idosos independentes e institucionalizados. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

P

Downloads

Publicado

2012-07-27

Como Citar

de Moura, G. A., & Souza, L. K. de. (2012). Autoimagem, socialização, tempo livre e lazer: quatro desafios à velhice. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 172–183. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/9492

Edição

Seção

A garantia de direitos especiais