Marcas psicológicas da violência doméstica: análise de histórias de vida de mulheres de comunidades populares urbanas
Resumo
A violência doméstica é um grave problema social e pode ser considerada como oriunda da inabilidade e despreparo de determinados membros familiares em manejar conflitos cotidianos, sendo, também, um desafio para o Estado prover a proteção social das mulheres, apesar da existência da Lei Maria da Penha. Nesse sentido, buscou-se analisar histórias de vida de mulheres de baixa renda com relação às vivências da violência doméstica. A amostra foi constituída por vinte e oito mulheres participantes do Programa CooperAção Social. A abordagem qualitativa foi escolhida como perspectiva metodológica. O questionário fundamentado em um roteiro semiestruturado e a história de vida foram utilizados como técnicas de coleta de dados. Os dados foram categorizados tematicamente e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram ações e condutas agressivas circunscritas nas histórias de vida das mulheres pesquisadas. Acredita-se que essa situação será superada somente por meio de ações conjuntas entre sociedade e Estado que possibilitem mudanças profundas nas relações de gênero. Nesse sentido, é necessário mudar as relações que as mulheres vivenciam, com o uso da informação e dos recursos, proporcionando-lhes reconhecimento também no campo social e do trabalho, com vistas à superação da condição de exclusão e violência em que se encontram.Palavras-chave – Violência doméstica. Gênero e exclusão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.