A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo
Resumo
O presente artigo problematiza a dimensão técnico-operativa do exercício profissional dos assistentes sociais, no contexto do projeto da profissão, articulando-a às dimensões teórico-metodológica e ético-política. Apresenta, inicialmente, algumas observações sobre questões vinculadas ao exercício profissional, tendo como base a produção bibliográfica da área de Serviço Social e dados de pesquisas referentes ao trabalho profissional. Em seguida, concentra-se na definição e discussão das ações profissionais, entendendo-as como o vetor fundamental para o desvelamento dos processos interventivos dos assistentes sociais. Posteriormente, discute como tais ações se articulam e se diferenciam entre si, chegando à proposição de três eixos articuladores, intrínsecos e dialeticamente relacionados, denominados de processos político-organizativos, processos de gestão e planejamento e processos socioassistenciais. Finalmente expõe possíveis contribuições da sistematização efetuada.Palavras-chave − Serviço Social. Exercício profissional. Dimensão técnico-operativa. Ações profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.