Desafios ao ensino superior brasileiro

Entre as contradições da expansão nos governos petistas e os ataques à universidade no governo Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2024.1.45077

Palavras-chave:

política educacional brasileira, democratização do ensino superior, universidade pública

Resumo

A reestruturação produtiva do capital tem imprimido uma lógica de organização política, social e econômica no mundo globalizado que atenda às necessidades de acumulação do próprio capital. Para tanto, tem imputado determinadas medidas, “travestidas” de “democratização” na política educacional dos países periféricos – dentre eles o Brasil – coordenadas pelas agências de fomento internacional. Dessa forma, este artigo objetiva a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, problematizar as contradições da democratização do acesso ao ensino superior brasileiro, perfazendo um resgate sócio-histórico da constituição desse ensino, apontando qual a direção social assumida neste, historicamente, na realidade brasileira. Também são problematizados os ataques orquestrados pelo Governo Bolsonaro às universidades públicas do Brasil.

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Biografia do Autor

Jodeylson Islony de Lima Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FBO), Francisco Beltrão, PR, Brasil.

Professor Adjunto do curso de Serviço Social da UNIOESTE - Francisco Beltrão/PR.Professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UNIOESTE - Toledo/PR. Membro do Grupo de Pesquisa Fundamentos em Serviço Social: Trabalho e Questão Social da UNIOESTE - Toledo/PR 

Carla Montefusco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Professora Associada da Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte 

Ana Paula Ferreira Agapito, Centro Especializado de Reabilitação – CER III, Parnamirim, RN, Brasil.

Doutora em Serviço Social pelo PPGSS/UFRN. Assistente Social no Centro Especializado em Reabilitação - CER III e Conselheira Municipal de Saúde de Parnamirim, RN. Conselheira Presidente do CRESS-RN 14ª região. 

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Lima Sobrinho, J. I. de, Montefusco, C., & Ferreira Agapito, A. P. (2024). Desafios ao ensino superior brasileiro: Entre as contradições da expansão nos governos petistas e os ataques à universidade no governo Bolsonaro. Textos & Contextos (Porto Alegre), 23(1), e45077. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2024.1.45077

Edição

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Artigos e Ensaios

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