Mestrado em Serviço Social em Portugal
Impactos do Processo de Bolonha nos planos de estudos na última década
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2021.1.39954Palavras-chave:
Serviço Social, Processo de Bolonha, Ensino Superior, MestradoResumo
Este artigo analisa a reforma do ensino superior português no âmbito dos mestrados em Serviço Social e os impactos que os planos de estudos deste nível do ensino sofreram após as adequações do Processo de Bolonha. O trabalho incide sobre os cursos de mestrado anteriores a este processo e em sequência, sobre as adequações realizadas nos planos de estudos dos cursos posteriores a este. O ensino superior, sobretudo o ensino pós-graduado de Serviço Social, objeto de estudo deste artigo, é problematizado a partir de seus limites e possibilidades enquanto parte de uma política de educação forte e emancipadora, capaz de promover a transformação social. No primeiro momento procurou-se analisar os processos de adequação ao Processo de Bolonha e, no segundo momento, procurou-se dar conta das repercussões da avaliação e da acreditação do ensino superior nos atuais cursos de Mestrado em Serviço Social adequados ao novo sistema de ensino. Em notas conclusivas, podemos perceber uma extensiva supressão de conteúdos, refletida pela criação e distribuição de unidades curriculares diversas e tecnicistas nos planos de estudos, de forma a aligeirar e tornar cada vez mais técnica a formação no Mestrado em Serviço Social.
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