Graduação e pós-graduação em serviço social no Brasil / Undergraduate and graduate studies programs in social work in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2018.2.30253

Resumo

Este artigo analisa a expansão da graduação e da pós-graduação em Serviço Social no Brasil, caracterizando as convergências e divergências entre os dois níveis de formação nos últimos 15 anos. Trata-se de pesquisa documental com base em dados disponíveis nos sites do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A graduação em Serviço Social é ofertada, atualmente, por 575 Instituições, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras, com concentração no Sudeste e no Sul. Essas Instituições são, em sua maioria, privadas e disponibilizam tanto a modalidade presencial quanto a modalidade a distância. A pós-graduação segue um fluxo de expansão diferente. É vinculada sobretudo às instituições públicas, com oferta de ensino presencial e maior quantitativo de doutores entre seus docentes. 

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Teixeira Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo, ES

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, política social, política de saúde e política de saúde mental. É bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq. Coordenadora da área de Serviço Social na Capes (2014-2018).

Cristiane Bonfim Fernandez, UFAM

Pós-Doutora e Doutora em Política Social pela UnB. Docente do Departamento de Servió Social e da Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da UFAM.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Garcia, M. L. T., & Fernandez, C. B. (2018). Graduação e pós-graduação em serviço social no Brasil / Undergraduate and graduate studies programs in social work in Brazil. Textos & Contextos (Porto Alegre), 17(2), 262–275. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2018.2.30253

Edição

Seção

Serviço Social, Trabalho e Formação