Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social

Autores

  • Maria Ozanira da Silva e Silva UFMA

Palavras-chave:

Pesquisa avaliativa. Programas sociais. Proposta metodológica. Teoria crítica. Serviço Social.

Resumo

O artigo, resultante de experiências de docência no campo da investigação social, apresenta uma proposta metodológica em construção para orientar o desenvolvimento da prática da investigação social, com especial destaque para a avaliação de políticas e programas sociais. Destaca aspectos relevantes da proposta metodológica em consideração, tais como: o referencial teórico adotado; a concepção de pesquisa avaliativa de referência, seguindo-se da ilustração da proposta metodológica mediando a apresentação de uma experiência. No relato da experiência procura demonstrar a potencialidade da proposta metodológica adotada para o favorecimento de espaços do pensar coletivo sobre programas sociais, a prática profissional e a realidade social. Destaca ainda o potencial da participação para o desenvolvimento de uma prática profissional crítica direcionada para o controle social das políticas e programas sociais.

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Biografia do Autor

Maria Ozanira da Silva e Silva, UFMA

É doutora em Serviço Social; professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão; coordenadora do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas direcionadas à Pobreza (GAEPP www.gaepp.ufma.br) da mesma Universidade e pesquisadora, nível IA, do CNPq.

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Publicado

2012-12-28

Como Citar

da Silva e Silva, M. O. (2012). Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 222–233. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/12661

Edição

Seção

Metodologia de pesquisa e sociologia política