Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social
Palavras-chave:
Pesquisa avaliativa. Programas sociais. Proposta metodológica. Teoria crítica. Serviço Social.Resumo
O artigo, resultante de experiências de docência no campo da investigação social, apresenta uma proposta metodológica em construção para orientar o desenvolvimento da prática da investigação social, com especial destaque para a avaliação de políticas e programas sociais. Destaca aspectos relevantes da proposta metodológica em consideração, tais como: o referencial teórico adotado; a concepção de pesquisa avaliativa de referência, seguindo-se da ilustração da proposta metodológica mediando a apresentação de uma experiência. No relato da experiência procura demonstrar a potencialidade da proposta metodológica adotada para o favorecimento de espaços do pensar coletivo sobre programas sociais, a prática profissional e a realidade social. Destaca ainda o potencial da participação para o desenvolvimento de uma prática profissional crítica direcionada para o controle social das políticas e programas sociais.Downloads
Downloads
Publicado
2012-12-28
Como Citar
da Silva e Silva, M. O. (2012). Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 222–233. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/article/view/12661
Edição
Seção
Metodologia de pesquisa e sociologia política