Cidadanias desiguais e reprodução das desigualdades na contemporaneidade capitalista
Resumo
Com base em pesquisa bibliográfica e documental, aborda-se a cisão da cidadania na esfera social, na contemporaneidade capitalista, e suas relações com a reprodução das desigualdades. Nos segmentos socioeconomicamente mais elevados, exerce-se uma “cidadania protagonista”: ações ou programas sociais não estatais, tidos como em prol dos pobres e movidos por um significado específico de solidariedade. Já aos pobres cabe uma “cidadania passiva”: receber e desfrutar aquilo que lhes é concedido graças àquelas ações ou programas sociais. Mostra-se que esse quadro contrapõe-se à universalização dos direitos sociais e não afeta os determinantes estruturais da pobreza e das desigualdades — contribui, ao contrário, para sua reprodução.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.