Principais políticas de combate à fome implementadas no Brasil
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais políticas de combate à fome implementadas no Brasil no período que vai desde os anos de 1940, no governo de Getúlio Vargas, até o início do ano de 2005, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, procurou realizar uma discussão prévio sobre fome, política social e cidadania, que subsidia, posteriormente, um estudo das principais políticas de combate à fome implementadas no país. Este estudo buscou apontar as principais características dessas políticas, identificando, preliminarmente, que concepções de cidadania – “cidadania regulada”, “cidadania invertida” e “cidadania universal” – essas políticas estão associadas, além de apresentar, especificamente, alguns aspectos do Programa Fome Zero, referentes ao seu arranjo institucional, às suas ações estruturais, específicas e locais e aos seus canais institucionais de participação e de controle social, durante os seus dois primeiros anos de implementação.Palavras-chave – Brasil. Política social. Fome. Cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.