Sonhos e Psicanálise no filme “A pele que habito”.
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.30502Palavras-chave:
sonhos, psicanálise, cinema, trauma, realização alucinatória de desejosResumo
Este artigo se propõe a analisar a dimensão onírica presente no filme A Pele que habito (La piel que habito, Pedro Almodóvar, 2011). Através da teoria psicanalítica, serão levantadas hipóteses interpretativas para os sonhos das personagens Roberto e Vera. Sonhos traumáticos e realizações alucinatórias de desejos inconscientes são leituras possíveis para se compreender a subjetividade dos protagonistas e a escolha narrativa do diretor espanhol.
Referências
ALMODÓVAR, Pedro C. Labirinto de paixões. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Pedro Almodóvar. Madrid, 1982. 100 min. Color. Son.
_____________________. Fale com ela. [Filme-vídeo]. Produção de Agustín Almodóvar e Pedro Almodóvar, direção de Pedro Almodóvar. Madrid, 2002. 112 min. Color. Son.
_____________________. A pele que habito. [Filme-vídeo]. Produção de Agustín Almodóvar e Pedro Almodóvar, direção de Pedro Almodóvar. Madrid, 2011. 120 min. Color. Son.
COUTINHO, Angélica; LIRA GOMES, Breno (orgs.). El deseo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar. Brasília: CCBB, 2011.
FREUD, Sigmund [1899]. A interpretação dos sonhos. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
________________ [1920]. Além do princípio do prazer. In: História de uma neurose infantil ( “O homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920) – Obras completas, vol. 14. São Paulo: Cia das Letras, 2010, p. 120 – 178.
________________ [1933]. Novas conferências introdutórias à Psicanálise. In: O mal-estar na civilização, Novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936) – Obras completas, vol. 18. São Paulo: Cia das Letras, 2010, p. 90-188.
METZ, C. O Significante Imaginário – Psicanálise e Cinema. Lisboa: Horizonte., 1980.
PEREIRA, J. V. S. Psicanálise e cinema: sexualidade, desejo e pulsão de morte em Almodóvar. 2015. 82f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, PPGPSI-UFSJ, São João del-Rei, 2015.
STRAUSS, F. Conversas com Almodóvar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal. 1983.
ŽIŽEK, S. The Pervert’s Guide to Cinema. [Filme-vídeo]. Produção e direção de Sophie Fiennes. Roteiro e narração: Slavoj Žižek. Inglaterra. Amaeba Film, Kasander Film Company, Lone Star Productions, Mischief Films. 150 min. color, son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.