"Isso é Pokémon, Mermão!": Sociabilidade e Apropriações de Pokémon Go na Cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29820Palavras-chave:
sociabilidade, apropriação, casual game, pokémon go, realidade aumentadaResumo
Este artigo visa investigar o fenômeno comunicacional desencadeado pela interação de jogadores com e pela cidade por meio da caça e treino de pokémons. A experiência preza pelo engajamento e exploração de diferentes áreas para subir de nível e coletar o máximo de honrarias virtuais. Essa interação social acontece tanto em sites de redes sociais quanto presencialmente. As diferentes fontes de observação reforçam a noção de uma cognição (VARELA, 1994; VARELA; THOMPSON; ROSCH, 2000) na qual cérebro, corpo, objetos e ambiente são igualmente importantes para poder estudar um acontecimento em processo ou encerrado. Sendo assim, ela pode ser entendida como uma associação entre diferentes elementos que propiciam inúmeras maneiras de perceber a interação de jogadores-tecnologias-cidades.
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