Narrar as Ruínas: por uma hermenêutica do conflito
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29819Palavras-chave:
palestina, memória, narrativaResumo
Lançando mão da hermenêutica em Ricoeur (2010;2012), o presente artigo investiga a hipótese de que o território Palestino como corpo político (SAFATLE, 2015), encontra fundamento na dimensão simbólica da palavra narrada. Com apoio do método indiciário (GIZBURG, 1989), desejamos construir esta hipótese através do rastreamento de relatos que compõem uma espécie de narrativa polifônica sobre a questão Palestina. Entre os textos estão os poemas de Mahmoud Darwish, o romance memorialístico de Sahar Hamouda, reportagens de Joe Sacco e o game Undersiege. Como operador central, a narrativa, vetor capaz de catalisar o luto em potência política. À guisa de conclusão, defendemos que a identidade palestina se organiza a partir de um mosaico de vozes a partir do exílio da memória.
Referências
AFKARMEDIA. Undersiege. Beirute, 2005.
BADIOU, Alain. Theory of the Subject. A&C Black, 2009.
BBC. 1994: Jewish settler kills 30 at holy site. Disponível em: <http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/february/25/newsid_4167000/4167929.stm>. Acesso em: fev. 2017.
BRAGA, José Luiz. Comunicação, disciplina indiciária. In: Matrizes, São Paulo: v. 1 n.2, pp. 73-88, 2008.
CRESCI, Elena. Google Maps accused of deleting Palestine – but the truth is more complicated. In: The Guardian, 2016. Disponível em: <https://www.theguardian.com/technology/2016/aug/10/google-maps-accused-remove-palestine >. Acesso em jan. 2017.
DARWISH, Mahmud. The Butterfly's Burden. Newcastle: Bloodaxe, 2007.
______. A river dies of thirst. Beirute: Archipelago Books, 2009.
DELEUZE, G. 1990. O que é um dispositivo? In: G. DELEUZE, Michel Foucault, filósofo. Barcelona, Gedisa, p. 155 -161.
PALESTINA. Declaração de independência. Palestina. Disponível em <http://www.vivapalestina.com.br/site/declaracao-de-independencia-palestina-15-de-novembro-de-1988/>. Acesso em: fev. 2017.
FARSAKH, Leila. Darwish and the Meaning of Palestine. In: Human Architecture, n.7, 101-104, 2009.
FOUCAULT, Michel. "Outros espaços." Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Ditos e Escritos. v. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
_____________. The confession of the flesh [1977]. In: _______. Power/Knowledge selected interviews and other writings. Nova Iorque: Pantheon Books.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
HAMOUDA, Sahar. Once Upon a time in Jerusalem. Reino Unido: Garnet, 2010.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003.
LACAN, Jacques. Simbólico. O Imaginário e o Real. Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
MASSEY, Doreen. Por um sentido global do lugar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. Estética e Política: A partilha do sensível. Porto: Dafne Editora, 2010.
______. Politics, identification and subjectivation In: RAJCHMAN, John; The identity in question. Nova York: Routledge, 1995.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: A Intriga e a Narrativa Histórica. v.1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
______. A memória, a história, o esquecimento. Unicamp, 2007.
______. Tempo e narrativa: O tempo narrado. v. 3. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
SACCO, Joe. Reportagens. São Paulo, Companhia das letras: 2016.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
______. Do uso da violência contra o Estado ilegal. TELES, Edson, 2010.
SAID, Edward W. Reflections on exile: and other literary and cultural essays. Granta Books, 2001.
SHATZ, Adam. A Poet's Palestine as a Metaphor. The New York Times, 2001. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2001/12/22/books/a-poet-s-palestine-as-a-metaphor.html > Acesso em: dez. 2016.
The New York Times. A History of Anti-Arab Feeling. In: The New York Times, 1994. Disponível em <http://www.nytimes.com/1994/02/26/world/l-a-history-of-anti-arab-feeling-299022.html> Acesso em: jan. 2017.
WILES, Rich. Remembering the Ibrahimi Mosque massacre. Aljazeera, 2014. Disponível em: <http://www.aljazeera.com/indepth/inpictures/2014/02/remembering-ibrahimi-mosque-ma-2014223105915230233.html > Acesso em: jan. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.