Cinema noir clássico e contemporâneo: influências e construção do imaginário para o gênero
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29722Resumo
O presente trabalho busca investigar como o filme noir clássico influencia o cinema contemporâneo reconhecido como neonoir, e descobrir como essas produções podem estabelecer imaginários sobre a temática do crime. Para tanto, observamos mais detalhadamente os filmes Pacto Sinistro (Strangers on a train), de Alfred Hitchcock, (1951) e Cães de Aluguel (Reservoir Dogs), de Quentin Tarantino (1992). Utilizamos autores como Borde e Chaumeton (1958), Mascarello (2006), Fontes (2011), Silva (2006), Maffesoli (2001) e Metz (2012), com destaque para Rose (2002) no que se refere especificamente à aplicação metodológica, baseada em seu método. Dentre as principais conclusões, evidenciamos que os elementos do noir clássico aparecem nos filmes noir atuais como uma releitura, com diferentes significados.Referências
BAPTISTA, Mauro. O cinema de Quentin Tarantino. Campinas, SP: Papirus, 2010.
BENDER, Lawrence; TARANTINO, Quentin. Cães de aluguel (Reservoir Dogs) [filme]. Produção de Lawrence Bender, direção de Quentin Tarantino. EUA, 1992. 99 min. color. son.
BORDE, Raymond; CHAUMETON, Etienne. Panorama del cine negro. Buenos Aires: Ediciones Losange, 1958.
HEREDERO, Carlos F.; SANTAMARINA, Antônio. El cine negro: maduración y crisis de la escritura clásica. Barcelona: Paidós, 1996.
HITCHCOCK, Alfred. Pacto Sinistro (Strangers on a train) [filme]. Produção de Alfred Hitchcock, direção de Alfred Hitchcock. EUA, 1951. 101 min. preto e branco. son.
MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: Edipucrs, nº 15, ago. 2001.
MATTOS, A. C. de Gomes de. O outro lado da noite: film noir. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
NAZÁRIO, Luiz. De Caligari a Lili Marlene: Cinema Alemão. São Paulo: Global. 1983.
SILVA, Juremir Machado. As Tecnologias do Imaginário. 2ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SILVER, Alain; URSINI, James. Film noir. Lisboa: Taschen, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.