Música e biografia no documentário brasileiro: uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29554Resumo
O presente artigo pretende discutir os limites entre o biográfico e o musical no contexto da produção documental brasileira contemporânea. Para tanto, apresenta uma análise semiopragmática de A música segundo Tom Jobim (2011), documentário que se caracteriza pelo protagonismo da matéria musical e que aponta para a possibilidade de expansão dos limites do documentário biográfico musical para além de sua fórmula mais corrente, normalmente centrada no recurso de depoimentos.Referências
ALTMAN, Rick. Film genre, London: British Film Institute, 1999.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
BAMBA, Mahomed. Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática, Crítica cultural, v.8, n.2, jul.-dez 2013, 219-237.
CARVALHO, Márcia. O rock desligado de Lóki, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp. 75-99.
______________ A biografia cantada de A música segundo Tom Jobim In: Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos, Salavdor: Edufba, 2015, pp.121-132.
DOS SANTOS, Nelson Pereira; JOBIM, Dora. [HDCam]. A música segundo Tom Jobim. Produção de Marcia Pereira dos Santos, Maurício Andrade Ramos e Rodrigo Saturnino. Rio de Janeiro, 2011. 88m. color. son.
FARIA JR., Miguel. Chico: artista brasileiro. Produção de Miguel Faria Jr. Rio de Janeiro, 2015. 110 min. cor. son.
LIMA, Cristiane. Música em cena: à escuta do documentário musical brasileiro, tese apresentada ao Programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da UFMG, Belo Horizonte, 2015.
MAIA, Guilherme. Aspectos da música no documentário brasileiro contemporâneo: algumas reflexões sobre o fazer e o pensar, Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.100-126.
MATOS JR., Décio. [35 mm]. Fabricando Tom Zé. Produção de Omar Jundi. Brasil, 2004. 85 min. cor. son.
ODIN, Roger. De la fiction, Bruxelas: De Boeck, 2000.
RAMOS, Luciano. Como explicar o ímpeto do documentário musical brasileiro? Doc On-line, n. 12, agosto de 2012, pp.127-150.
ROCHA, Eryck. [HD]. Jards. Produção de Eryck Rocha. Brasil, 2012. 93 min. cor. son.
SILVEIRA, Breno. [35 mm]. 2 Filhos De Francisco: A história de Zezé Di Camargo & Luciano. Produção de Pedro Buarque de Hollanda et al. Brasil, 2005. 127 min. cor. son.
_______________. [35 mm]. Gonzaga: de pai para filho. Produção de Cibele Santa Cruz. Brasil, 2012. 120 min. cor. son.
TAVARES, Denise. Subjetividades transbordantes: apontamentos sobre o documentário biográfico, memória e história, Doc On-line, n.15, dezembro 2013, pp. 111-131.
WERNECK, Sandra; CARVALHO, Walter. Cazuza: o tempo não pára. [35 mm] Produção de Daniel Filho. Rio de Janeiro, 2004. 90 min. cor. son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.