Lutando contra o YouTube para se tornar visível para a comunidade: o discurso de um criador de conteúdo sobre trabalho, diversão, controle e recompensa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.2.29150Palavras-chave:
Economia do virtual, Capitalismo cognitivo, YouTube, Criador de Conteúdo, Análise de Conteúdo TemáticaResumo
O presente artigo discute aspectos da economia do virtual e capitalismo cognitivo a partir das noções de trabalho, diversão, controle e recompensa no YouTube. Com o objetivo de identificar se e como esses temas aparecem nos discursos dos creators e do YouTube, procedemos com a análise de conteúdo temática dos vídeos "DELETING MY CHANNEL AT 50 MILLION” publicado por Felix Arvid Ulf Kjellberg em seu canal, PiewDiePie, e o vídeo "Let`s talk about subscription", publicado no canal YouTube Help.Referências
ARAÚJO, W.F. . As narrativas sobre os algoritmos do Facebook: uma análise dos 10 anos do feed de notícias. 2017. 315 f. Tese de doutorado. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. — São Paulo: Edições 70, 2016.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
BURRELL, J. How the machine “thinks”: understanding opacity in machine learning algorithms. Big Data & Society, v. 3, n. 1, 2016.
CORSANI, Antonella. Elementos de uma ruptura: a hipótese do capitalismo cognitivo. In: Galvão, A. PP.; Silva, G.; Cocco, G. (orgs.), Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, p. 16-32, 2003.
DELEUZE, G. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
GALLOWAY, Alexander R. Protocol: How control exists after decentralization. MIT press, 2004.
GLADWELL, Malcolm. The tipping point: how little things can make a big difference. Boston: Little, Brown, 2000.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.
KITCHIN, R. Thinking critically about and researching algorithms. Information, Communication & Society, v. 20, n. 1, p. 14–29, jan. 2016.
KITCHIN, R.; DODGE, M. Code/space: software and everyday life. Cambridge, MA: MITPress, 2011.
KJELLBERG, Felix Arvid Ulf. DELETING MY CHANNEL AT 50 MILLION. [Filme-vídeo]. Produção de Felix Arvid Ulf Kjellberg, direção de Felix Arvid Ulf Kjellberg. Califórnia, YouTube, 2016. 10 min. color. son. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=6-_4Uoo_7Y4> Acessado em: 20 de julho de 2017.
KOSNIK, Abigail de. Fandom as free labor. In: Scholz, Trebor (ed.). Digital Labor: The Internet as Playground and Factory. New York: Routledge, 2013. p. 98-111.
KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: An introduction to its methodology. Sage, 2004.
PRIMO, ALEX . A grande controvérsia: trabalho gratuito na Web 2.0. In: José Carlos Ribeiro; Vitor Brag; Paulo Victor Sousa. (Org.). Performances interacionais e mediações sociotécnicas. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 1-15.
___________. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 2007.
RECUERO, Raquel. Discutindo Análise de Conteúdo como Método: o# DiadaConsciênciaNegra no Twitter. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 56, n. 2, 2014. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8641480> Acessado em: 10 de julho de 2017.
ROSS, Andrew. In search of the lost paycheck. In: Scholz, Trebor (ed.). Digital Labor: The Internet as Playground and Factory. New York: Routledge, 2013. p.13-32.
SCHOLZ, Trebor (Ed.). Digital Labor: The Internet as Playground and Factory. New York: Routledge, 2013.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Zahar, 2011.
SOCIALBLADE. Relatório de dados do canal PiewDiePie. Disponível em: Acessado em: 28 de julho de 2017
___________. Relatório de dados do canal YouTube Movies. Disponível em: Acessado em: 28 de julho de 2017
___________. Relatório de dados do canal YouTube Help. Disponível em: Acessado em: 28 de julho de 2017
TERRANOVA, Tiziana. Free labor: Producing culture for the digital economy. Social text. v. 18, n. 2, p. 33-58, 2000.
YOUTUBE. Aula: Pesquisa e descoberta no YouTube. Escola de Criadores de Conteúdo. 2017. Disponível em: <https://support.google.com/youtube/answer/141805?hl=pt-BR&ref_topic=1115985>. Acesso em: 5 nov. 2017.
__________. Mídia Kit. YouTube para a imprensa, 2017. Disponível em: < https://www.youtube.com/intl/pt-BR/yt/about/press/> Acesso em: 9 nov. 2017.
__________. Let`s talk about subscription. [Filme-vídeo]. Produção de YouTube Help, direção de YouTube. Califórnia, YouTube, 2016. 3 min. color. son. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=zRAFWF3LJnw> Acessado em: 20 de julho de 2017.
___________. Sobre. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/intl/pt-BR/yt/about/> Acesso em: 9 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.