O sistema de fidelidade poética em Clara Nunes: a água como elemento de materialização
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.27252Palavras-chave:
Fidelidade poética, Água, Imaginário, Clara Nunes.Resumo
Este artigo traz a discussão sobre o sistema de fidelidade poética abordado por G. Bachelard (1997), aqui, especialmente, tendo a água como elemento de materialização da poética e do devaneio da cantora Clara Nunes (1942-1983) que apresenta em seu trajeto várias imagens e simbologias que reforçam este conjunto. Valores sensíveis e sensuais se cruzam numa expressão imaginal em que podemos perceber arquétipos, símbolos e mitos em uma narrativa poética que mantém esta fidelidade ao elemento. A potência de fascinação, motivadora do imaginário, apresenta-se desde a imagem pessoal da artista, suas performances, composições e clipes. Assim, utilizamos como corpus de análise dois clipes que apresentam esta relação: O mar serenou e Conto de areia.
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKKE, Rachel Rua Bap tista. Tem orixá no samba: ClaraNunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira. Religião e Sociedade. v.27 n.2. Rio de Janeiro. Dez. 2007.
BRÜGGER, Silvia Maria Jardim. Clara Nunes: uma cantora popular. XXX Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. Anais. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2018.
______. Os trânsitos religiosos de Clara Nunes: o canto como missão. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v.4, n.3, p.103-117, set. 2010.
CAVALCANTI, Raissa. Mitos da Água: as imagens da alma no seu caminho evolutivo. São Paulo: Cultrix, 1997.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Lisboa: Ed. Presença, 1997.
ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno. Lisboa: Edições 70, 1985.
FERREIRA-SANTOS, Marcos; ALMEIDA, Rogério de. Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.
GARCIA, Loreley. Água em três movimentos: sobre mitos, imaginário e o papel da mulher no manejo das águas. Gaia Scientia - Revista do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPB, v.1, n.1, p. 17-23, jan-jul. 2007.
LEGROS, Patrick et al. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. Poesia e imaginário. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. A Poesia como Encantaria da Linguagem (2007). Disponível em: <https://paesloureiro.wordpress.com/2007/02/13/a-poesia-como-encantaria-da-linguagem>. Acesso em: 18 ago. 2016.
PERES, Lúcia Maria Vaz. A imaginação material de Gaston Bachelard e os quatro elementos como ciclos da vida: um viés de análise através de um filme. In: ALVES, Fábio Lopes; SCHROEDER, Tânia Maria Rechia; BARROS, Ana Taís Portanova. Diálogos com o Imaginário. Curitiba: CRV, 2014.
ROQUE, Doriedson Bezerra. Num tempo que fui sereia. Dissertação. 101 f. (Faculdade de Belas Artes). Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2015.
Referências audiovisuais
BASTOS, Romildo; NASCIMENTO, Toninho. Conto de areia. In: NUNES, Clara. Alvorecer. [S.l.]: Odeon, 1974. 1 disco sonoro. Lado B, faixa 3.
CANDEIA, Antonio. O mar serenou. In: NUNES, Clara. Claridade. [S.l.]: Odeon, 1975. 1 disco sonoro. Lado A, faixa 1.
CLARANUNESVEVO. Clara Nunes - O mar serenou. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=drGewMyo00A>. Acesso em: 18 ago. 2017.
IMESHBOL6. Clara Nunes - Conto de Areia. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=3g8-hvmjjOY>. Acesso em: 18 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.