
Caravaggio, Rammstein 
e Madonna
Ticiano Paludo

P.79

Hipermodernidade, sociabilidade 
e tecnologias digitais 
Erika Oikawa

P.89

Manifestações e mídias 
alternativas
Antonio Brasil e Samira Moratti Frazão 

P.127

Curta nossa 
página

VOL. 21 | N. 36 | 2016 |  http://dx.doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2 

Kitsch: ética, estética e 
gosto popular 
Solange Wajnman 

P. 115

TV Pública: 
Culturas e Regionalidades
Ana Luiza Coiro Moraes e Nádia Maria Weber Santos

P. 27

A cidade, a vida nervosa e 
as doenças mentais
Denise Cristina Ayres Gomes e Roberto Ramos

P. 126

Curta nossa 
página

Cr
éd

ito
: D

iv
ul

ga
çã

o 
| D

ia
na

 Ju
rg

ie
le

w
ic

z

Dossiê TV Pública

https://www.facebook.com/pages/Sess%2525C3%2525B5es-do-Imagin%2525C3%2525A1rio/243152525746546


Esta pesquisa organiza a narrativa da 
primeira televisão educativa do Piauí. 
Sua trajetória é marcada por interfe-
rências políticas, onde a cada mudan-
ça de gestão governamental, a emis-
sora sofreu variações na estrutura 
organizacional e na produção de con-
teúdo. Partindo de tal consideração, a 
pesquisa, através de relatos de atores 
sociais, documentos oficiais e jornais 
da época, apresenta essa história e 
memória em cinco momentos: 1) TV 
Educativa do Piauí (1985-1987); 2) 
TV Antares (1987-1991); 3) TV Educa-
tiva do Piauí (1991-1995); 4) TV Piauí 
(1995-2003); 5) TV Antares (2003-atu-
alidade). Dentre os resultados apon-
tados, percebeu-se a falta de atribu-
tos que pudessem fundamentar uma 
identidade da emissora e o uso desta 
como meio de promoção política. Pa-
ralelamente, a TV produziu conteúdo 
com as finalidades culturais e educati-
vas previstas em sua concessão.

This research organizes the narrative of 
the first educational television in Piauí. 
His trajectory has been marked by poli-
tical interference, in which every chan-
ge of government management, the 
channel underwent changes in orga-
nizational structure and in content. Ba-
sed on this consideration, the research, 
through reports of societal actors, offi-
cial documents and newspapers of the 
time, presents this story and memory 
divided into five moments: 1) Educa-
tional TV Piauí (1985-1987); 2) TV Anta-
res (1987-1991); 3) Educational TV Piauí 
(1991-1995); 4) TV Piauí (1995-2003); 
5) TV Antares (2003-present). Among 
the aforementioned results, it was no-
ticed the lack of attributes that could 
support an identity of the channel and 
use this as a means of political promo-
tion. Parallel to this, the TV produced 
content for cultural and educational 
purposes provided in your award.

Resumo Abstract

History; educational television; Piauí.História; televisão educativa; Piauí.

KeywordsPalavras-chave

A influência política 
ao longo dos anos na 
televisão educativa 
piauiense
Political influence over the years in 
the educational television piauiense

Diego Lopes da Silva Alves2 

Recebido em 02 de novembro de 2016. Aceito em 04 de novembro de 2016.

Ana Regina Barros Rêgo Leal1

PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
DOI: http://dx.doi.org /10.15448/1980-3710.2016.2.25648
Sessões do Imaginário

40

DOSSIÊ

http://lattes.cnpq.br/4414386200532709
http://lattes.cnpq.br/4414386200532709
http://lattes.cnpq.br/3007129823835577
http://lattes.cnpq.br/3007129823835577
http://dx.doi.org /10.15448/1980-3710.2016.2.25648



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

41

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

Considerações iniciais 
A televisão educativa chegou ao Piauí na década 

de 1980. No decorrer desta história, é possível per-
ceber uma variação na estrutura técnica e pessoal 
da emissora desencadeada por ações políticas. As 
interferências também são percebidas na progra-
mação e linha editorial. Existe uma inconstância na 
nomenclatura da TV, que se tornou ponto de partida 
para delimitar sua cronologia em cinco momentos: 
1) TV Educativa do Piauí (1985-1987); 2) TV Antares 
(1987-1991); 3) TV Educativa do Piauí (1991-1995); 4) 
TV Piauí (1995-2003); 5) TV Antares (2003-atualidade).

Este trabalho de investigação evidencia a importân-
cia dos estudos sobre história e memória. Pollak (1992) 
indica três elementos constitutivos da memória: os 
acontecimentos, as personagens e os lugares. Os acon-
tecimentos são aqueles vividos pessoalmente, ou onde 
a pessoa nem sempre participou, mas que tomaram re-
levância e é quase impossível que ela consiga saber se 
vivenciou ou não. Por personagens o autor entende as 
pessoas encontradas no decorrer da vida. Já os lugares, 
ele relaciona a algo ligado a uma lembrança, que pode 
ser uma recordação pessoal, mas também pode não 
ter apoio no tempo cronológico.

Diferente da memória, a história é vista como uma 
operação intelectual que demanda análise e discur-
so crítico (Nora, 1993). Essa análise às vezes tem sua 
cientificidade questionada por conta da subjetividade 
atribuída as operações interpretativas do pesquisador. 
Logo, segundo Chartier (2010, p. 15), “a história como 
escritura tem a tripla tarefa de convocar o passado, que 
já não está num discurso do presente; mostrar as com-
petências do historiador, dono das fontes; e convencer 
o leitor”. Assim ela busca dar uma representação ade-
quada da realidade que ficou e não existe mais.

Sobre a televisão educativa no Piauí, o resgate 
se deu de forma problemática por conta de lacunas 
na memória da emissora. Para sua escrita, parte da 
narrativa abrangeu aspectos empíricos a partir da 
análise de reminiscências de personagens desta his-
tória. Esta prática se explica porque, de acordo com 
Nora (1993), quando desaparece a memória tradicio-
nal (oficial), há uma necessidade de acumular vestí-
gios, testemunhos, documentos, imagens, sinais vi-
síveis que possam vir a fortalecer a história que se 
quer resgatar. Além de entrevistas não estruturadas, 
outras fontes de natureza documental utilizadas por 
esta pesquisa estão evidenciadas na legislação e re-
gimento da emissora, bem como em jornais publica-
dos em cada um dos momentos pesquisados.

TV Educativa do Piauí: 
o início amador (1985-1987)

A primeira emissora de TV do Piauí iniciou suas 
transmissões em dezembro de 1972. Idealizada pelo 
advogado Valter Alencar, a TV Clube começou afilia-
da à Rede Tupi e, posteriormente, em 1976, se asso-
ciou à Rede Globo, vínculo que mantém até os dias 
atuais. A emissora esteve exclusiva nas transmissões 
locais durante 14 anos.  Em 1986, foi criada a TV Pio-
neira, afiliada à Rede Bandeirantes de São Paulo. 
Com sua chegada, iniciou-se uma nova fase da te-
levisão piauiense porque marcou o começo da con-
corrência pela audiência (Santos, 2010). Também em 
1986 é inaugurada a TV Educativa do Piauí, sendo a 
primeira emissora com outorga educativa do Estado.

Segundo Mattos (2002, p. 119), “antes da promul-
gação da Constituição houve um verdadeiro festival 
de concessões de canais de rádio e televisão. No pe-
ríodo de 1985 a 1988 foram outorgadas exatamente 

noventa concessões de canais de televisão”. Somen-
te em 1985, o governo federal conferiu 22 conces-
sões de TV. Uma delas foi ao governo piauiense para 
a criação da TVE Piauí.

A história da emissora educativa tem início em 
1984, durante o governo de Hugo Napoleão do Rego 
Neto (PDS). Neste ano, o decreto nº 6.096, de 22 de 
novembro, instituiu a Fundação de Apoio ao Desen-
volvimento da Educação no Piauí (FADEP), órgão vin-
culado à Secretaria de Educação que tinha, dentre 
outras finalidades, executar serviços de radiodifusão 
educativa, compreendendo a produção e/ou veicu-
lação de programas de rádio e televisão educativos, 
sem fins lucrativos. A entidade também visava o de-
senvolvimento de tecnologias educacionais, bem 
como a preservação e enriquecimento dos valores 
éticos, morais e culturais da sociedade.

Por meio do decreto nº 91.316, de 11 de junho de 1985, 
o Presidente da República José Sarney outorgou concessão 
à FADEP para executar serviço de radiodifusão de sons e 
imagens, sem direito de exclusividade, pelo prazo de 15 
anos, na cidade de Teresina-PI. Outro decreto presidencial, 
de 6 de fevereiro de 1986, nº 92.372, autorizou o Governo 
do Estado do Piauí a explorar, por meio da FADEP, o servi-
ço de radiodifusão na capital em ondas médias, mediante 
convênio com o Ministério das Comunicações.

A Televisão Educativa do Piauí foi implantada ofi-
cialmente no dia 10 de maio de 1986. Na ocasião fo-
ram inauguradas apenas as instalações da emissora, 
no bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina. Naquele 
momento, o governador Hugo Napoleão saía do cargo 
para lançar candidatura ao Senado. Mais de cinco me-
ses depois, já na gestão de José Raimundo Bona Me-
deiros (PFL), vice-governador que assumiu o governo, 
no dia 28 de outubro de 1986, a emissora finalmente 



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

42

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

disponibilizou o serviço, retransmitindo em caráter ex-
perimental a programação da TVE do Rio de Janeiro.

Mesmo com o início da retransmissão da TVE do Rio 
de Janeiro, a emissora piauiense ainda não estava estru-
turada para cumprir sua missão no Estado. De acordo 
com a coluna Roda Viva, Jornal O Dia, de 22 de janei-
ro de 1987, quando inaugurada a TVE Piauí, foi divul-
gado que a emissora dispunha de todo equipamento 
necessário para suas produções locais. No dia posterior, 
a mesma coluna deu voz ao Secretário de Educação do 
Estado, Francisco Alencar, que afirmou que a televisão 
não dispunha dos equipamentos indispensáveis para os 
trabalhos. Além dos problemas técnicos, a emissora es-
barrava na falta de mão de obra especializada. A equipe 
era formada por professores e não por jornalistas.

A fim de suprir as deficiências e começar a produ-
zir conteúdo, o Governo do Estado recorreu à agência 
de publicidade Convence Comunicação para produ-
zir programas. Até o final do mandato de Bona Me-
deiros, cinco programas foram produzidos por meio 
da parceria: TVE Notícias, TVE Debate, TVE Cultura, TVE 
Educação e TVE Esporte.

Francisco de Assis Barreto foi um dos professores que 
pertenceu ao quadro pessoal da emissora. Ele afirma que 
o secretário de educação na época, Antônio Francisco 
Alencar, reuniu a equipe para anunciar a decisão de con-
tratar uma produtora que servisse de apoio para a pro-
dução de determinados programas locais para inserir na 
grade da emissora. “A TVE não tinha uma câmera, não 
tinha um operador de câmera, não tinha um diretor de 
TV, não tinha ninguém para fazer o corte. A Convence foi 
fundamental. Não tínhamos nem estúdio. Nós íamos gra-
var no estúdio que a Convence tinha” (Barreto, 2013).

Além de escasso, o conteúdo da emissora não se-
guia um padrão de qualidade e a programação era ir-

regular. Era constante reprise dos programas (Jornal O 
Dia, 22 jan. 1987, p.2), o que indica que a TVE era geren-
ciada sem um planejamento de ações.

TV Antares: um laboratório 
de ideias (1987-1991)

Nas eleições de 1986, Alberto Tavares Silva (PMDB) 
foi eleito governador, administrando o Piauí pela se-
gunda vez – de 1987 a 1991. O ideal de modernida-
de, característico de sua política na primeira gestão 
(1971-1975), foi proposto à TVE Piauí. Visualizando fa-
lhas no formato da emissora deixado pelo governa-
dor anterior, Alberto Silva convidou para administrar 
a TV o carioca José Carlos Asbeg. Com formação em 
cinema pela Polytechnic of Central London, Inglaterra, 
e experiência profissional na TV Globo e TV Nacional, 
o cineasta aceitou a proposta e informou ao gover-
nador que precisava levar uma equipe para desen-
volver o trabalho na televisão piauiense. Em princí-
pio, o também cineasta formado em Londres, Chaim 
Litewski, se transferiu para o Piauí.

Para atender às expectativas de um novo formato 
para a TV, os professores que ocupavam parte do quadro 
funcional foram desvinculados da emissora. Um grupo 
formado em sua maioria por estudantes de jornalismo 
foi contratado para desenvolver o projeto pensado para 
a televisão. Como não tinham experiência profissional na 
área, foram promovidas oficinas. Para desenvolver o traba-
lho, integraram a equipe outros dois profissionais do eixo 
Rio-São Paulo e que tinham experiência com televisão, ci-
nema e telenovela: Tomil Gonçalves e Roberto Machado 
Júnior. De acordo com Asbeg (2012), eles “ensinaram ro-
teiro, ensinaram edição, ensinaram produção, ensinaram 
texto, ensinaram fotografia, ensinaram câmera, ensinaram 

iluminação. Ensinaram como se fazia um programa”.
Em 30 de dezembro de 1987, a Lei Ordinária nº 

4.178, aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí, 
autorizou o Poder Executivo a extinguir a FADEP, e 
instituir a Fundação Antares – Rádio e Televisão Cul-
tural e Educativa do Piauí. Com a medida, a TVE-Piauí 
passou a ser TV Antares. Nome escolhido por Antares 
ser a estrela que representa o Piauí na bandeira na-
cional. A constituição de uma fundação foi proposta 
na tentativa de dar autonomia jurídica, administrati-
va e orçamentária às emissoras de rádio e televisão.

A emissora colocou no ar uma programação regu-
larmente e preencheu a lacuna de conteúdo que existia 
inicialmente com a TVE. A TV Antares passou a ter um 
telejornal diário de segunda à sexta-feira – Jornal Anta-
res. Foram feitos documentários de curta e média du-
ração, microsséries, programas de entrevistas e infantil.

Mesmo com os avanços na programação e equipe, 
a emissora esbarrava na qualidade técnica. Havia duas 
câmeras de configurações distintas e uma única ilha 
de edição para produzir todo o conteúdo. Uma das câ-
meras era de três tubos e a outra uma 3CCD/Sony, am-
bas analógicas no formato U-Matic. Douglas Machado 
(2012), um dos recém contratados da emissora na épo-
ca, diz que não era possível usar os dois equipamentos 
para a gravação em um único produto porque era visí-
vel a diferença na qualidade das imagens.

Mesmo com as adversidades, a produção de con-
teúdo e o trabalho de formação profissional foram in-
tensos. Os intervalos, além das propagandas oficiais e 
chamadas dos programas nacionais e locais, eram pre-
enchidos com clipes de poemas escritos por autores 
nacionais e piauienses, como H. Dobal e Mário Faustino.



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

43

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

A equipe contratada por Alberto Silva tinha respal-
do nacional e internacional. À época foi firmada uma 
parceria entre a TV Antares e a TV Cultura para veicu-
lação do programa Roda Viva na emissora piauiense. 
A emissora local também fez acordo com o Channel-4, 
da Inglaterra, para a co-produção de um documentário 
sobre o Piauí. Também ocorreram parcerias com emis-
soras da Rússia e Portugal (Litewski, 2012).

Mesmo com o ideal de autonomia proposto para 
a TV Antares na Lei Ordinária nº4.178/1987, a inter-
ferência política se tornava visível em alguns mo-
mentos da emissora. Para registrar o primeiro ano do 
governo Alberto Silva foi produzido o documentário 
Piauí 88 – Estado de Transformação. O vídeo enalte-
ce a gestão do governador enfocando a geração de 
empregos, entrega de casas populares, obras, bem 
como a expansão da energia elétrica para o interior 
do Estado. Outro documentário com caráter seme-
lhante foi Barca do Sal. O filme teve narração e entre-
vistas realizadas pelo jornalista Pedro Bial, da Rede 
Globo. “Foi um pedido. Tinha que trazer um cara de 
impacto. Tinha que enfeitar o pavão. A viagem foi um 
fiasco. O navio encalhava toda hora” (Asbeg, 2012).

Apesar do conteúdo promocional da gestão do go-
vernador, rotineiramente a emissora explorou o serviço 
de radiodifusão para produzir e veicular conteúdo de 
caráter cultural, educativo e informativo. A TV Antares 
alcançou o cenário nacional com alguns documentá-
rios veiculados na Rede FUNTEVÊ e foi reconhecida es-
tadualmente com condecorações. Em 1990, o progra-
ma Encena recebeu o Prêmio Talentos da Comunicação 
na categoria melhor programa local e o Esporte Antares 
ganhou o Troféu Carlos Said pelo incentivo ao esporte 
amador e profissional no Piauí.

TV Educativa do Piauí: 
retrocesso e marasmo (1991-1995) 

Em outubro de 1990 o eleitorado piauiense vol-
tou às urnas para indicar o novo representante ao 
cargo de governador do Estado. O pleito foi nova-
mente marcado pela disputa centralizada entre o PFL 
e o PMDB. Antônio de Almendra Freitas Neto (PFL) foi 
eleito no segundo turno e iniciou seu mandato em 
março de 1991. A posse foi transmitida ao vivo pela 
TV Pioneira em cadeia com a emissora educativa. De 
acordo com matéria publicada no Jornal Diário do 
Povo, em 16 de março de 1991, um estúdio foi mon-
tado dentro do plenário da Assembleia Legislativa 
aonde foi veiculada a solenidade.

Na nova gestão, a TV Antares foi extinta e a emis-
sora voltou a ser Televisão Educativa do Piauí.  No dia 
27 de março de 1991, Freitas Neto assinou a Lei esta-
dual nº 4.382, que dispõe sobre a organização oficial 
do Governo e fixa as diretrizes para a administração 
pública. O capítulo XXV do regulamento lista os ór-
gãos e entidades extintos pelo poder executivo, den-
tre eles a Fundação Antares – Rádio e Televisão Edu-
cativa e Cultural do Piauí, que teve suas atribuições 
transferidas novamente para a FADEP. Parte da equi-
pe que foi desvinculada da emissora voltou a traba-
lhar na TV, que passou a ser dirigida pelo professor 
Francisco de Assis Barreto.

Nos primeiros dias do mandato de Freitas Neto, foi re-
alizada uma auditoria na emissora, que constatou o desa-
parecimento e confisco de equipamentos. A televisão fun-
cionava de forma precária e com equipamentos cedidos 
por outras emissoras. O balanço diagnosticou também o 
sumiço de um telão, aparelhos de videocassete e diversas 
fitas U-Matic (Jornal Diário do Povo, 20 de março de 1991).

Após reparos técnicos a TVE Piauí aos poucos foi 

retomando suas atividades. Uma das primeiras pro-
duções a estrear foi Balcão de Empregos, um progra-
mete que anunciava as ofertas de trabalho do Siste-
ma Nacional de Empregos do Piauí (Sine). A emissora 
continuou com a produção orientada na prestação 
de serviço com o Plantão de Farmácias, que divulga-
va valores de medicamentos e aonde os remédios 
poderiam ser adquiridos com preços mais acessíveis 
e com o Serviço de Táxi, informando a localização de 
pontos de táxi em Teresina.

Alguns profissionais que faziam parte do qua-
dro da TV Antares foram mantidos na TVE Piauí. A 
emissora passou a produzir 10% do conteúdo que 
veiculava. Novos programas ocuparam a grade de 
programação, como os telejornais Jornal da Educa-
tiva e Jornal da Educação e os programas esportivos 
Esporte Dois e Mesa Redonda.

A TV Educativa estreou em julho de 1992 o Oitão 
da Casa Grande. Voltado para a divulgação da cultu-
ra popular piauiense, o programa abriu espaço para 
artistas que normalmente não tinham visibilidade na 
mídia, como emboladores, sanfoneiros e violeiros. À 
época, a emissora possuía um horário de transmis-
são no circuito nacional e com isso o Oitão da Casa 
Grande também foi veiculado para todo país via saté-
lite. Nesse período, a TVE Piauí firmou parceria com a 
Rede OM de Televisão. A emissora local deu suporte 
técnico para o grupo nacional durante a transmissão 
ao vivo do jogo Picos X Fluminense, válido pela Copa 
do Brasil de 1992. O episódio deu abertura para uma 
sociedade em que a televisão piauiense, além de re-
transmitir o conteúdo da Fundação Roquete Pinto, 
também passou a dispor de uma nova programação 
para veicular localmente.

Assim como ocorreu em gestões anteriores, a 



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

44

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

TVE Piauí sofreu injunções diretas da política gover-
namental. Os interesses predominantes no gover-
no atuaram diretamente na televisão. Semelhante à 
cooperação entre TV Pioneira e TV Educativa para a 
transmissão da posse de Freitas Neto, a admissão de 
Jesus Tajra na presidência do Diretório Regional do 
PFL no Piauí também foi transmitida ao vivo em canal 
de televisão. Um esquema foi montado para a utili-
zação de equipamentos da emissora educativa por 
parte da emissora comercial.

 Freitas [Neto] andou fazendo uns investimentos na 
TVE e com toda dificuldade de mobilidade, nós éra-
mos a única televisão no Piauí que transmitia sinal 
fora de seu estúdio. Eram equipamentos gigantes-
cos. Para fazer ao vivo tinha que ser marcado com 
48 horas de antecedência. Era um caos, mas isso 
na época era uma novidade quando esse sinal en-
trava. E eu me lembro que o Jesus Tajra, dono da 
Pioneira, deputado federal também, assumiu na 
época a presidência do PFL. Ele procurou o Átila e 
nós transmitimos a posse direto para a TVE, e a TVE 
jogava o sinal por terra para a TV Pioneira. Alguém 
denunciou para o PMDB, que na Assembleia tinha 
um líder por nome Kleber Eulálio, e ele fez denún-
cias. O Freitas Neto no outro dia respondeu dizen-
do que ia investigar o caso e se eu tivesse cometido 
esse deslize administrativo, no próximo [erro] eu 
seria sumariamente demitido. Isso sem o governa-
dor nem falar comigo. Eu recebi uma ligação telefô-
nica do Átila Lira que disse assim: ‘Aguenta firme!’. 
Os dias se passaram e numa solenidade encontro 
Freitas Neto. Ele me chamou num canto e disse: ‘Eu 
sabia de tudo!’ (Barreto, 2013).

O governador renunciou ao cargo para lançar 
candidatura ao Senado nas eleições de 1994. Guilher-
me Melo (PPR), enquanto vice, assumiu a administra-
ção do Estado por nove meses. As transformações 
políticas desencadeadas com a transição do manda-
to também ocasionaram mudanças na TV Educativa, 
sobretudo na produção de conteúdo da emissora. Os 
espaços na programação foram pouco utilizados.

TV Piauí: uma emissora 
às avessas (1995-2003)

Assim como ocorreu nas duas eleições anteriores, 
o pleito de 1994 mais uma vez esteve polarizado entre 
chapas apoiadas por PFL e PMDB. Francisco de Assis Mo-
raes Sousa, o Mão Santa (PMDB), foi eleito e futuramen-
te reeleito por mais quatro anos. A TV Educativa iniciou 
o governo Mão Santa vinculada à Secretaria de Educa-
ção e com apenas dois telejornais no ar. Ao assumir o 
comando da TV nesse período, o jornalista Raimundo 
Rosa de Sá, conhecido por Cazé, enfrentou dificuldades 
por falta de recursos.

De acordo com a Coluna Roda Viva, Jornal O Dia, de 
22 fevereiro de 1995, no começo da gestão, Raimundo 
Cazé substituiu os telejornais por longas reportagens 
sobre temáticas específicas. A medida foi tomada por 
conta da ausência de estrutura para manter uma pro-
gramação regular. A carência técnica se somava ao pe-
queno número de profissionais. Com a mudança de go-
verno um novo quadro pessoal teve que ser contratado.

Durante toda história da emissora, em nenhum 
momento foi lançado concurso público para contra-
tação de pessoal. O trabalho sempre foi terceirizado 
por prestadores de serviços. Os profissionais efetivos 
que atuaram/atuam tanto na TV quanto na rádio fo-
ram beneficiados por decretos estaduais de nomea-

ção e assistidos pela Lei Estadual nº 4.546, de 29 de 
dezembro de 1992, que garantiu estabilidade aos 
servidores não concursados.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto 
Piauiense de Opinião Pública (IPOP), divulgada no 
Jornal O Dia em 08 de janeiro de 1996, a TV Educati-
va ocupava a última colocação na preferência do te-
lespectador com índice de 7%. A TV Clube dominava 
a liderança com 88,33%, seguida da TV Meio Norte 
(70,33%), TV Antena 10 (39,33%), TV Pioneira (33,67%) 
e 0,67% dos entrevistados não opinaram.

No primeiro mandato do governador Mão Santa, 
a TV Educativa passou a ser chamada TV Piauí. Não 
existe decreto ou outra norma legal que indique a 
mudança. A modificação do título se deu pela incor-
poração de um nome fantasia. À época o diretor da 
emissora era o jornalista Genésio Araújo, que decidiu 
pela substituição para tirar a ideia de televisão edu-
cativa por achar que essa definição era responsável 
pela baixa audiência (Val, 2014).

A TV Piauí assumiu uma postura governamental 
na cobertura jornalística. O agendamento das notí-
cias divulgadas ao vivo ao longo da programação era 
estabelecido a partir das atividades do chefe de esta-
do e da primeira dama, Adalgisa Moraes Sousa.

A televisão tinha uma grade de programação do 
departamento de telejornalismo que buscava a 
cobertura e até o direcionamento no sentido de 
beneficiar as ações do governador e da primeira 
dama. Também tinham os programas que vinham 
por pedido para o então Secretário de Comunica-
ção, João Madson, ou para o governador e ele dizia 
‘pode ir lá para a TV e pegue um horário’. Nesses 



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

45

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

programas não havia interferência e isso criou um 
problema na emissora. Eles ficavam como produ-
ção independente e os jornalistas da TV não faziam 
matérias para os programas porque discordavam 
do formato deles (Val, 2014).

Além das pautas definidas por interesses políti-
cos, a TV Piauí começou a veicular conteúdo sen-
sacionalista em alguns programas, que adotavam 
estratégias apelativas para atrair o telespectador e 
aumentar a audiência. Geralmente também se ca-
racterizavam pela presença do grotesco, copiando 
formatos da televisão nacional de caráter comercial.  
“Havia um programa alternativo, apresentado por 
Pedro Silva, onde ele misturava desde cobertura po-
licial na delegacia a mulheres seminuas dentro de 
uma banheira” (Val, 2014). Outra aposta da emissora 
foram os programas de entretenimento, exemplo 
do TV Mulher e Entrevista com Alerte Paes Landim.

Igualmente como ocorre nas emissoras comer-
ciais, a TV Piauí abriu espaço para o financiamento 
privado com a inserção de anúncios no intervalo dos 
programas. De acordo com a diretora de jornalismo, 
não existia um departamento comercial, mas foi uma 
época de intensa participação da publicidade na te-
levisão. “Os programas mais onerosos buscavam seus 
meios de produção e esse suporte veio com os anun-
ciantes. A gente recebia o anúncio, nada era feito 
na TV, e o veiculávamos no intervalo dos programas 
como patrocinadores” (Val, 2014).

Em 2001, faltando dois anos para o fim de seu 
mandato, o governador Mão Santa e seu vice são 
cassados por abuso de poder econômico. Hugo Na-
poleão (PFL), derrotado na eleição de 1998, assume 

o comando do Estado. A mudança afetou a TV Piauí, 
sobretudo no quadro pessoal da emissora. Além dos 
servidores efetivos, poucos profissionais permanece-
ram na televisão. Os programas de variedade e entre-
tenimento deixaram de ser produzidos e veiculados. 
Apenas os noticiários foram mantidos.

TV Antares: foco no conteúdo 
educativo (2003-atualidade)

Nas eleições de 2002, o governador Hugo Napo-
leão tentou sua reeleição, mas foi derrotado nas ur-
nas por José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT), 
que viria ser reeleito por mais quatro anos. No início 
do primeiro mandato, o governador assinou a Lei 
Complementar nº 30, de 17 de julho de 2003, que 
instituiu a Fundação Rádio e Televisão Educativa do 
Piauí. O órgão adotou o nome fantasia de Fundação 
Antares e voltou a ter personalidade jurídica de di-
reito público, autonomia administrativa e financeira 
e plena gestão de seus bens e recursos.

Antes de reestruturar a emissora na capital, o 
governador inaugurou a TV Picos, em outubro de 
2005, no município de Picos, localizado a 320 Km da 
capital. Quase um ano depois, a segunda televisão 
integrante da Fundação Antares foi reinaugurada. A 
TV Delta, de Parnaíba-PI, Canal 2, voltou a transmitir 
no município litorâneo no dia 2 de junho de 2006. 
Também em junho do mesmo ano, no dia 28, acon-
teceu a inauguração da emissora da capital.

A TV Antares ficou três anos e meio sem funcio-
nar desde o início da administração de Wellington 
Dias. Nesse período, a televisão foi tecnicamen-
te modernizada com investimentos em ilhas de 
edição, câmeras, informática, iluminação, cenário 
e veículos. Uma nova equipe foi contratada pelo 

Governo por meio de prestação de serviço. O gru-
po de jornalistas foi mesclado por profissionais já 
experientes do mercado piauiense com outros re-
cém-formados. Antes de iniciarem as transmissões, 
oficinas de capacitação foram realizadas para espe-
cializar os empregados em produção da TV, edição 
de texto e reportagem. A equipe técnica também 
recebeu treinamento como nas áreas de filmagem e 
edição de vídeo.

A jornalista Eulália Teixeira foi nomeada para a 
direção da TV Antares. De acordo com a diretora, “o 
prédio teve que ser reformado, não havia móveis, 
câmeras, microfones, praticamente nada. O que deu 
para aproveitar foi aproveitado, mas acredito que o 
investimento no Governo Wellington Dias tenha sido 
algo entre 80% e 90%” (Teixeira, 2013). À época, tam-
bém ocorreu a formalização oficial da parceria com a 
TV Cultura de São Paulo – que passou a gerar o con-
teúdo nacional veiculado pela emissora piauiense.

Diante de sua natureza pública e seu papel de 
valorizar a cultura regional, além dos telejornais, a 
TV Antares ocupou sua programação com diversos 
programas culturais:  Mosaico, Repente na TV, Curta 
Piauí, Interferência e Teófilo Piauizando. Nesse perío-
do, a televisão também retomou uma produção in-
fantil com o programa Teleleco, que iniciou sua vei-
culação em 11 de julho de 2009. O caráter cultural e 
educativo inerente à TV Antares teve abertura em 
diversos assuntos abarcados pela programação da 
emissora. A televisão cumpriu sua finalidade legal, 
todavia esse conteúdo foi pautado não de forma 
generalizada, mas por decisões políticas. Em alguns 
momentos, o interesse coletivo era suprimido por 
outros particulares.



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

46

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

Dávamos espaço à diversidade e à pluralidade, mas 
o fato de estarmos na dependência de uma indica-
ção política muitas vezes não fazíamos como pre-
tendíamos [...] Não havia interferência direta, mas 
algumas vezes havia uma certa orientação editorial 
[...] a TV Antares não era completamente indepen-
dente (Teixeira, 2013).

O controle editorial corresponde a uma autocen-
sura por parte da emissora, ferindo a Lei Complemen-
tar nº 30 que indica a finalidade informativa da TV An-
tares. Incide mais uma ação de poder do Estado no 
conteúdo produzido e veiculado, onde o agendamen-
to da mídia mostra não o que se quer ver, mas aquilo 
que se pretende mostrar para atingir interesses.

Logo após a instituição da EBC em 2007, a TV An-
tares desvinculou-se da TV Cultura e aderiu ao pro-
jeto da Rede Pública de Televisão. De acordo com 
Teixeira (2013), a televisão pública piauiense iniciou 
a parceria com a TV Brasil acreditando que essa ca-
deia de emissoras resultaria, com o passar do tem-
po, em independência e autonomia das TVs perante 
o Governo ou as instituições que as mantinham.

A TV Antares atingiu projeção nacional com a 
exibição de reportagens e de programas como o 
Caminhos da Reportagem na TV Brasil. Seguindo os 
princípios do serviço público de comunicação, o 
conteúdo veiculado tinha ou caráter informativo, 
ou cultural, ou educativo. Mesmo com algumas res-
trições editoriais, tanto em âmbito local, quanto na-
cional, a TV Antares teve uma orientação jornalística 
pautada pelo interesse público, com propósito de 
garantir uma qualidade da informação.

Considerações finais
A história da TV Antares tem relação direta com 

o contexto político piauiense, sendo que ao longo 
dos anos, as mudanças ocorridas no Poder Execu-
tivo por conta de eleições acabaram provocando 
variações na estrutura da emissora. Em cada tran-
sição de governo, a televisão modificou a grade de 
programas, impossibilitando na sua trajetória uma 
regularidade de conteúdo. Fato este que fragiliza o 
modelo de comunicação pública no estado.

Percebe-se que ao longo dos anos a emissora 
não constituiu uma identidade institucional. Não é 
possível definir um conjunto de atributos que indi-
que uma uniformidade. As mudanças ocorridas, mo-
tivadas pela ordem política, não asseguraram uma 
programação contínua. Nem mesmo os telejornais, 
gênero comum em todas as etapas, mantiveram 
uma coerência temporal.

Constantemente manobrada para fins políticos, 
a autoridade do Estado sobre a televisão é o maior 
entrave de tantos equívocos. Se houvesse a partici-
pação da sociedade civil na gestão da emissora, le-
galmente por meio de um conselho curador, haveria 
uma fiscalização desta prestação de serviço públi-
co. Isso deliberaria uma autonomia à TV e permitiria 
advertências a quem fizesse mau uso da televisão.

A TV Antares é a primeira emissora pública do 
Piauí. Cabe ao governo criar mecanismos que per-
mitam que a emissora resista às mudanças políticas 
para efetivar seu papel social e contribuir como um 
meio de comunicação, da expressão e do diálogo, 
servindo a comunidade piauiense como fonte de in-
formação e de vitrine dos valores regionais. 

Referências
ASBEG, José Carlos. Rio de Janeiro, 2012. Entrevista 
concedida a Diego Lopes da Silva Alves. Rio de Ja-
neiro (RJ), 11 de julho de 2012.

BARRETO, Francisco de Assis. Teresina, 2013. Entrevis-
ta concedida a Diego Lopes da Silva Alves. Teresina 
(PI), 10 de julho de 2013.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: 
Brasil – 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. 2 
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Jornal Diário do Povo, 16 mar. 1991.

Jornal Diário do Povo, 20 mar. 1991.

Jornal O Dia, 22 jan. 1987.

Jornal O Dia, 22 fev. 1995.

Jornal O Dia, 08 jan. 1996.

LITEWSKI, Chaim.  Entrevista concedida por telefo-
ne a Diego Lopes da Silva Alves.  Teresina (BRASIL)/
Nova York (EUA), 27 de setembro de 2012.

MACHADO, Douglas. Entrevista concedida a Diego 
Lopes da Silva Alves. Teresina (PI), 15 de agosto de 2012.

MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: 
uma visão econômica, social e política. 2 ed. Petró-
polis: Vozes, 2002.



PORTO ALEGRE  |  v. 21 | n. 36 | 2016 | pp. 40-47
Sessões do Imaginário

47

A influência política ao longo dos anos na televisão educativa piauiense

NORA, Pierre. Entre memória e história: a proble-
mática dos lugares. Revista do Programa de Estudos 
Pós-Graduados em História e do Departamento de His-
tória da PUC-SP: São Paulo, 1993.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos 
Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, pp. 200-212.

SANTOS, Maria Lindalva Silva. A força de um ideal: 
história e memória da primeira TV piauiense. Disser-
tação (Mestrado em História do Brasil) – Universidade 
Federal do Piauí, Teresina, 2010.

TEIXEIRA, Eulália. Entrevista concedida por e-mail a 
Diego Lopes da Silva Alves. Teresina (PI), 28 de feve-
reiro de 2013.

VAL, Tereza. Entrevista concedida a Diego Lopes 
da Silva Alves. Teresina (PI), 21 de janeiro de 2014.

Notas
1	 Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP 

(2010), com estágio de doutorado na UAB/Barcelona 
(2009). Atua como Coordenadora do Programa de 
Pós-Graduação em Comunicação da UFPI (PPGCOM/
UFPI - Parque de Exposição, CEP: 64600-000, Picos /PI, 
Brasil). E-mail: anareginarego@gmail.com.

2	 Mestre em Comunicação e especialista em Gestão em 
Comunicação Corporativa pela Universidade Federal 
do Piauí (UFPI). Professor substituto da Universidade 
Estadual do Piauí, atuando na graduação em Comu-
nicação Social. (CCECA/UESPI - Avenida Marechal Cas-
telo Branco, 180 – CEP: 64260-000, Petecas, Piripiri/PI, 
Brasil). E-mail: diegolopes21@yahoo.com.br.


