TV Brasil e a configuração da rede nacional de televisão pública na Região Sul
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.2.25621Palavras-chave:
Televisão Pública, universalidade, TVs educativas, Região SulResumo
Este artigo discute um dos princípios constitutivos da radiodifusão pública, a universalidade de acesso, a partir da análise da cobertura geográfica da rede nacional de televisão pública na Região Sul. Destaca que a região possui a segunda maior quantidade de emissoras públicas do país, 28 TVs Educativas, no entanto apenas quatro delas integram a rede pública liderada pela TV Brasil. O cenário indica que universalizar a cobertura ainda representa um desafio a ser superado pela TV Brasil quase uma década depois de sua implantação.
Referências
ANATEL. TV paga fecha fevereiro de 2016 com 18,96 milhões de assinantes. Disponível em: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=39010. Acesso em: 10 jun. 2016.
CRUVINEL, Tereza. 4 anos de um ideal democrático: EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Brasília, 2011.
IBGE. Síntese por Estado. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=sc>. Acesso em:
nov. 2012.
LOPES, Ivonete da Silva. TV Brasil e a construção da rede nacional de televisão pública. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
MCQUAIL, Denis. La acción de los medios de comunicación y el interés público. Londres: Sage, 1992.
OSÓRIO, Pedro. Entrevista concedida a Ivonete da Silva Lopes, Porto Alegre, nov. 2011 e dez. 2013.
PASQUALI, Antonio. El orden reina. Escritos sobre comunicaciones. Caracas: Monte Avila, 1991.
RAMOS, Murilo César. EBC: os avanços e os desafios depois de meia década. [entrevista concedida a Ivonete da Silva Lopes]. Revista Eptic [online], Aracaju, vol.15, n.2, p. 6-11, mai-ago 2013.
TV BRASIL. Como sintonizar. Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar>. Acesso em: 20 jun. 2016.
VALENTE, Jonas. TV pública no Brasil – a criação da TV Brasil e sua inserção no modo de regulação setorial da televisão brasileira. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, UNB, Brasília, 2009.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro:Zahar, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sessões do Imaginário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.