Tendências do Cinema Brasileiro contemporâneo: modelos de produção e de representação

Autores

  • Miriam de Souza Rossini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vanesa Kalindra Labre de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Bibiana Nilsson Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Guilherme Fumeo Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.1.24689

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, modelos de produção, coprodução com televisão, coprodução internacional, baixo orçamento.

Resumo

Este artigo aborda três modelos de produção observáveis hoje no cinema brasileiro contemporâneo: de coproduções com a televisão, de coproduções internacionais e de baixo orçamento. Cada modelo de produção é analisado a partir de um exemplo fílmico:  Se eu fosse você 2 (2009, de Daniel Filho), Praia do Futuro (2014, Karim Aïnouz) e Castanha (2013, Davi Pretto). Procura-se, com isso, tensionar o que se entende por cinema brasileiro atualmente, já que a diversidade de modelos de produção leva, também, a uma diversidade estético-narrativa e de estilos de representação. 

Biografia do Autor

Miriam de Souza Rossini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em História. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Vanesa Kalindra Labre de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Bolsista Capes.

Bibiana Nilsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Guilherme Fumeo Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Bolsista Capes.

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Publicado

2016-09-21

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Autor Convidado