O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.1.22789Palavras-chave:
Feminismo, imaginário, Lipovestky, mulher, contos de fada.Resumo
O objetivo desse trabalho é buscar a compreensão do imaginário da Terceira Mulher descrita por Gilles Lipovetsky no filme Malévola (Robert Stromberg, 2014) a partir da personagem homônima. O presente artigo aborda a representação do gênero feminino nos Contos de Fada no cinema contemporâneo. O cinema, como tecnologia do imaginário, fornece imagens para pensarmos a atualidade e o imaginário vigente em nosso tempo – e, neste caso, no âmbito da representação feminina nas sociedades ocidentais. Realizaremos uma análise da personagem Malévola por meio de uma matriz metodológica baseada na figura da Terceira Mulher e na contextualização histórica do papel da mulher na sociedade ocidental, atentando para as categorias do amor e do belo. Pensaremos Malévola como um espírito do tempo contemporâneo, e que constitui a cristalização do imaginário pulsante que forma a representação do feminino em nossa sociedade.
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