Um milhão de amigos no “RJTV”: o telespectador como produtor de conteúdo pelos aplicativos WhatsApp e Viber
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.22344Resumo
A participação do público na produção dos telejornais atravessa os noticiários regionais e insere a audiência na apuração de fatos e gravação de imagens, gerando a sensação de que existe uma parceria entre profissionais e anônimos na construção da notícia. Nesse contexto, em que a audiência tem em mãos dispositivos móveis com aplicativos, os telejornais criam projetos para estimular a presença da audiência na tela e investem em estratégias para fazer do público um aliado, em uma relação de amizade que abastece o noticiário. O presente trabalho propõe uma análise da participação do público com envio de imagens para o telejornal “RJTV” e destaca ainda como esta parceria se transforma também em pauta no telejornalismo da Rede Globo, que comemorou no ar a marca de um milhão de contribuições pelos aplicativos WhatsApp e Viber.
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