Movimentos sociais em rede e a revolução dos indignados
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.1.20823Palavras-chave:
Movimentos sociais, comunicação sem fio, redes sociais na internet.Resumo
Algo mudou em relação aos movimentos sociais nos últimos anos. Por contágio, diversos movimentos ao redor do mundo inflamaram situações que, muitas vezes adormecidas, passaram a indignar indivíduos em diferentes locais, países e continentes. Uma reação em cadeia começou a ser firmada em busca da liberdade e da dignidade na Tunísia. Em seguida a Revolução das Panelas na Islândia reclamava a crise financeira e a atuação do governo, tornando-se uma referência para os demais movimentos sociais europeus. Estas revoltas foram resultado da crise financeira e da falta de um sistema político que possibilitasse à população participar ativamente dos processos sociais.O que há de comum entre a propagação destas revoluções pelo mundo tornando-as estopim para que demais países insurgissem contra o poder governamental? A internet e a potencialização da mesma através das plataformas de comunicação sem fio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.