Sociologia, política e arcaísmo – Entrevista com Michel Maffesoli
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.20414Palavras-chave:
Michel Maffesoli, Sociologia CompreensivaResumo
Michel Maffesoli, doutor Honoris Causa pela PUCRS, sociólogo francês, é um dos principais autores da Sociologia Compreensiva. Atualmente é professor da Universidade de Sorbonne – Paris V, onde é diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano – Centre d'Études sur l'Actuel et le Quotidien (CEAQ), o qual fundou em 1982. Foi um dos conferencistas convidado para o Seminário Cooperação e Internacionalização em Comunicação, realizado no mês de setembro em comemoração aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O autor aborda a realidade da vida social a partir de seu politeísmo, é conhecido por suas pesquisas sobre imaginário, pós-modernidade, quotidiano, além de pensar noções como tribalismo urbano, arcaísmo e relacionismo. Com um olhar compreensivo sobre o tecido social, reflete sobre as metamorfoses de nossa sociedade. Sempre em frente. Entre suas obras publicadas no Brasil estão O conhecimento comum, No fundo das aparências, A Transfiguração do Político, O instante eterno, O tempo das tribos, O tempo retorna e Homo Eroticus, seu livro mais recente.
Referências
MAFFESOLI, Michel. A Conquista do Presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
_______. O Conhecimento Comum. São Paulo: Brasiliense, 1988.
_______. No Fundo das Aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
_______. A Violência Totalitária: Ensaio de Antropologia Política. Porto Alegre:
Sulina, 2001.
_______. A Transfiguração do Político: A Tribalização do Mundo. Porto Alegre:
Sulina, 2005.
_______. O Tempo das Tribos: O Declínio do Individualismo nas Sociedades de
Massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
_______. O Tempo Retorna: Formas Elementares da Pós-Modernidade. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2012.
_______. O Instante Eterno: O Retorno do Trágico nas Sociedades Pós-Modernas.
Porto Alegre: Zouk, 2013.
_______. Homo Eroticus: As Comunhões Emocionais. São Paulo: Forense
Universitária, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.