Cidade-Cinema: Elementos para a Análise das Cidades e Distopias do Cinema
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.19979Resumo
Definem-se como “Cidades-Cinema”, para efeito de desenvolvimento conceitual, as cidades idealizadas pelo Cinema a partir de produções fílmicas específicas. A ênfase recai sobre as cidades imaginárias e realistas produzidas pelo Cinema de diversas épocas, examinando elementos de sua arquitetura, espacialidade, organização social, e buscando perceber a sua articulação com o roteiro do filme. A hipótese de trabalho apresentada é a de que mesmo as cidades imaginárias sempre expressam, de alguma forma, os medos, angústias, anseios, esperanças ou demandas da sociedade que as produziu. Neste sentido, operacionaliza-se aqui a postura metodológica que considera o real e o imaginário não como dimensões separáveis, mas complementares e constituintes de uma unidade complexa. O conceito prepara a esteira teórica para o estudo de algumas cidades-cinema a serem abordadas posteriormente, já que o presente ensaio se coloca como uma proposta de pesquisa mais sistemática a ser desenvolvida futuramenReferências
BUSHNELL, Candace. Sex and City (o Sexo e a Cidade). Rio de Janeiro: Record, 2003 [textos originalmente escritos entre 1994 e 1998].
DICK, Phillip K. Do Androids Dream of Electric Sheep? New York: Ballantine Books, 1996 (O Caçador de Andróides. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985) [original: 1968].
GIBSON, William. Neuromancer. New York: Ace Books, 2000 [original: 1985].
HOWARD, Robert E. “A fênix na espada” in Conan, o Cimério, vol. 1. São Paulo: Conrad, 2006 [original: 1932].
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. São Paulo: Abril Cultural, 1974 [original: 1931].
SÜSKIND, Patrick. O Perfume – história de um assassino. São Paulo: Record, 2002 [original: 1985].
TOLKIEN, J. R. R. O Senhor dos Anéis. São Paulo: Martins Fontes, 2002 [original: 1937-1949; publicada em 1954-1955].
BIBLIOGRAFIA CITADA
GRIERSON, John. “Primeiros Princípios do Documentário” in Revista Cinemais, n.8, p.65-66, nov./dez. de 1997. Campinas [original: 1932-1934].
HARDLY, Forsyth. Grierson on documentary, Los Angeles: University of Califórnia Press, 1966.
KANTOROWICZ, Ernst H. Os Dois Corpos do Rei – Um estudo sobre teologia medieval. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 2000 [original em inglês: 1957].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.