Imagens como pedagogias culturais: Considerações sobre construtores/as e intérpretes visuais

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.19659

Palavras-chave:

Educação escolar, Ensino de Arte, Cultura Visual,

Resumo

Na escola, o estudo da imagem, quando não é ausente, muitas vezes é feito sem questionamento, sem problematização, como se os valores e modelos inerentes à imagem fossem autoexplicativos e naturalizados. Há a compreensão de que o conhecimento artístico é constituído exclusivamente pela beleza e pelas habilidades manuais. Por isso questionamo-nos: os artefatos da Cultura Visual podem operar como pedagogias que ensinam? Para discutir sobre essa questão, realizamos uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar e problematizar artefatos da Cultura Visual que exercem função pedagógica. Consideramos que tais artefatos oferecem modelos que ensinam. Argumentamos sobre a necessidade de formação docente para enxergar os discursos e representações veiculados pelos artefatos da Cultura Visual.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação(2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Marília/SP. Atuou como pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília 2009-2010. É professora Associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, mídia na educação, didática e escola pública. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - GEPAC.

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Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos