Entre o Sagrado e o Fantástico: as (des)construções imagéticas em Noé
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.18653Palavras-chave:
fantástico, sagrado, desconstrução, descrençaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação do elemento Fantástico com a temática do Sagrado, presentes no filme Noé, de Darren Aronofsky (2014). O Sagrado aqui,deve ser entendido literalmente como a história bíblica notoriamente conhecida de Noé, que começa no Gênesis, bem antes da conhecida reunião dos animais antes do dilúvio divino, originando o pecado original. Desta forma, para além do contexto bíblico, há o elemento Fantástico, no filme, que vem a transformar o elemento Sagrado da narrativa em somente um pano de fundo para o desencadeamento de ações ditas do gênero Fantástico. A princípio, a discussão sobre o Fantástico na construção fílmica tende a ser um motivo pelo qual a chamada “suspensão da descrença” por parte do espectador fica suspensa, pois os efeitos especiais digitais contrastam com histórias que retratam o tema do Sagrado.Referências
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