Entre o Sagrado e o Fantástico: as (des)construções imagéticas em Noé

Autores

  • Fabiana Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.18653

Palavras-chave:

fantástico, sagrado, desconstrução, descrença

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação do elemento Fantástico com a temática do Sagrado, presentes no filme Noé, de Darren Aronofsky (2014). O Sagrado aqui,deve ser entendido literalmente como a história bíblica notoriamente conhecida de Noé, que começa no Gênesis, bem antes da conhecida reunião dos animais antes do dilúvio divino, originando o pecado original. Desta forma, para além do contexto bíblico, há o elemento Fantástico, no filme, que vem a transformar o elemento Sagrado da narrativa em somente um pano de fundo para o desencadeamento de ações ditas do gênero Fantástico. A princípio, a discussão sobre o Fantástico na construção fílmica tende a ser um motivo pelo qual a chamada “suspensão da descrença” por parte do espectador fica suspensa, pois os efeitos especiais digitais contrastam com histórias que retratam o tema do Sagrado.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e docente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

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Publicado

2015-04-21

Edição

Seção

Artigos