A animação na era digital: um estudo de casos no Japão e nos EUA

Autores

  • Angela Longo Licenciatura em Artes Visuais pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.
  • Bruno Dorneles da Silva Licenciatura em Artes Visuais pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.
  • Denise Liege Departamento de arqueologia, história e artes – Faculdade de Letras – Mestrado em Estudos Fílmicos e da Imagens em Estudos Artísticos
  • Maíra Filgueiras Ochoa Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.18163

Palavras-chave:

Cinema digital, animação, história do cinema, imagem, tecnologia

Resumo

O presente artigo busca analisar dois filmes cujas técnicas de animação estudaram novas propostas estéticas ao cinema contemporâneo, cada um à sua maneira. Pensado o cinema como uma mídia capaz de fazer convergir os mais diversos meios, e associando à animação o poder de representar qualquer coisa capaz de ser imaginada, assim o artigo busca nos filmes Uma Cilada Para Roger Rabbit (Who Framed Roger Rabbit, Robert Zemeckis, 1988) e O Fantasma do Futuro (Kôkaku Kidôtai, Mamoru Oshii, 1995) a descrição de um cinema digital como uma nova mídia, atravessando fronteiras físicas e mercadológicas, capaz de produzir uma série específica de sentidos previamente improváveis ao seu meio e que se predispõe, tal como o cinema sempre se predispôs, a estudar novas formas de criar imagens e signos para as mesmas.

Biografia do Autor

Angela Longo, Licenciatura em Artes Visuais pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.

Graduanda pela UFRGS em Licenciatura em Artes Visuais, tendo realizado intercâmbio em modalidade graduação sanduíche(CAPES) para o curso de Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.

Bruno Dorneles da Silva, Licenciatura em Artes Visuais pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul. Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra.

Com vinte e quatro (24) anos, em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Licenciatura em Artes Visuais; como aluno bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) formou-se em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, em Portugal

Denise Liege, Departamento de arqueologia, história e artes – Faculdade de Letras – Mestrado em Estudos Fílmicos e da Imagens em Estudos Artísticos

Departamento de arqueologia, história e artes – Faculdade de Letras – Mestrado em Estudos Fílmicos e da Imagens em Estudos Artísticos

Maíra Filgueiras Ochoa, Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra

Licenciatura em Artes Visuais na UFRGS Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra

Referências

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Filmografia:

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ZEMECKIS, ROBERT. Who Framed Roger Rabbit. [Filme]. Produção de Touchstone Pictures, Amblin Entertainment, Silver Screen Partners III e Walt Disney Feature Animation, direção de Robert Zemeckis. Estados Unidos da América, 1988. 104 min. color. som. legendado.

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Publicado

2015-04-21

Edição

Seção

Artigos