Júlio Bressane e os jogos de designação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.18156Palavras-chave:
cinema brasileiro, linguagem, semióticaResumo
Júlio Bressane e os jogos de designação analisa as estratégias de representação do filme O Mandarim (1995). Na análise dos jogos de designação que o diretor engendra, podem-se perceber três momentos distintos: uma representação tradicional, que resguarda a identidade dos personagens indicados (Fernando Eiras representa iconicamente Mário Reis, Gilberto Gil representa indicialmente Sinhô, Gal Costa representa simbolicamente Carmen Miranda); uma designação nômade, que passa de um representâmen a outro (Tom Jobim é representado por Edu Lobo e, na mesma cena, por Fernando Eiras); e uma designação múltipla que identifica uma linha contínua conectando estilisticamente Mário Reis, Chico Buarque e Noel Rosa. O audiovisual, assim, aponta para uma postura fabuladora em que a semiose da música tem primazia sobre as identidades atribuídas a seus intérpretes e compositores.Referências
AUMONT, Jacques. As Teorias dos Cineastas. Campinas, SP: Papirus, 2004.
AUMONT, Jacques. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papurus, 2006.
BRESSANE, Júlio. Alguns. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1996.
BRESSANE, Júlio. Cinemancia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000.
BRESSANE, Júlio. Fotodrama. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2005.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. São Paulo, SP: Perspectiva, 1975.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo, SP: Brasiliense, 1986.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil Platôs v. 2. Rio de Janeiro, RJ: editora, 34, 1995.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo, SP: Perspectiva, 1975.
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo, SP: Perspectiva, 2012.
SILVA, Alexandre Rocha da; ARAUJO, André Corrêa da Silva de; MELLO, Jamer Guterres de; CONTER, Marcelo Bergamin. Deleuze e a Semiótica Crítica. Semeiosis. [suporte eletrônico] Disponível em: <http://www.semeiosis.com.br/u/61>. Acesso em 24/07/2014.
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2011.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira. São Paulo, SP: Editora 34, 2008.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.