Barbarella Amazônica, Amazona Paraense: imagens de Gaby Amarantos como suporte material do imaginário amazônico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.16907Palavras-chave:
Amazônia, Imaginário, Imagem, FigurinoResumo
Este artigo propõe uma análise das apropriações do imaginário amazônicos em imagens de divulgação – com ênfase nos figurinos – da cantora paraense Gaby Amarantos. Partimos da afirmação de Wunenburguer (2007), o qual afirma que o imaginário é composto por uma parte mental, impalpável, e uma parte material, que se mostra em imagens visuais e linguísticas. Utilizamos como referencial teórico e analítico os escritos de Durand (2000), Wunenburguer (2007) e Loureiro (2000, 2002).
Referências
BIAGI, Orivaldo Leme. O imaginário da Guerra Fria. Revista de História Regional. Nº 6, V. 1, Verão de 2011, p. 61-111.
BUENO, Magali Franco. Natureza como representação da Amazônia. Espaço e Cultura. UERJ. UERJ. N. 23. P. 77-88. JAN./JUN. de 2008.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
CAMILO, Janaina. Em busca do País das Amazonas: o mito, o mapa, a fronteira. Paraty, Anais do I Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica: Passado Presente nos Velhos Mapas: Conhecimento e Poder, 2011. Disponível em: https://www.ufmg.br/rededemuseus/crch/simposio/CAMILO_JANAINA.pdf. Acesso em 03 de março de 2013.
CASTRO, Fábio Fonseca de. Entre o mito e a fronteira. Belém: Labor Editorial, 2011.
COSTA, Antônio Maurício Dias da. Festa na cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará. Belém: Editora da UEPA, 2009.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Rio de Janeiro: Martin Fontes, 2002.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1989.
LEGROS, Patrick et al. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2007.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. In: Obras Reunidas v. 4. São Paulo: Escrituras, 2000.
________. Elementos de estética. Belém: Edufpa, 2002.
SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012.
WUNENBURGER, Jeans-Jacques. O imaginário. Rio de Janeiro: Loyola, 2007.
http://gabyamarantos.com/. Acesso em 03 de março de 2013.
http://entretenimento.r7.com/roberto-justus-mais/noticias/gaby-amarantos-explica-o-motivo-de-usar-figurinos-extravagantes/. Acesso em 11 de março de 2013.
acrítica.com. Disponível em: http://acritica.uol.com.br/blogs/blog_do_orlando/Techno-Brega-Chic_7_683401677.html. Acesso em 11 de março de 2013.
Contigo. Disponível em: http://contigo.abril.com.br/noticias/gaby-amarantos-mostra-as-pernas-durante-show. Acesso em 11 de março de 2013.
The Creators Project. Disponível em : http://beta.thecreatorsproject.com/pt-br/blog/a-moda-dos-leds-e-fibra-%C3%B3tica-do-estilista-guilherme-rodrigues. Acesso em 11 de março de 2013.
The SCI Fi Show. Disponível em: http://www.thescifishow.com/2012/06/sf-add/barbarella-queen-of-the-galaxy-50-images/attachment/barbarella38/. Acesso em 11 de março de 2013.
Pará Histórico. Disponível em: http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/mitos-e-lendas-da-amazonia.html. Acesso em 11 de março de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.