O choque do real em Amarelo manga
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.1.13585Palavras-chave:
choque do real, cinema, Amarelo mangaResumo
A partir das reflexões da pesquisadora Beatriz Jaguaribe e tendo como corpus as sequências Abertura Wellington, O homem perdido e Abate do boi no matadouro, do filme Amarelo manga, este artigo visa apontar algumas das escolhas estéticas realistas que o diretor Cláudio Assis utiliza para sensibilizar o espectador, engendrando de forma estratégica elementos da linguagem cinematográfica para realçar, intensificar e exacerbar cenas da violência urbana cotidiana que, normalmente, passariam despercebidas, produzindo o que Jaguaribe nomeia como ‘choque do real’.Referências
ALENCAR, Marlivan Moraes de. Imagens da metrópole no cinema brasileiro. 2008. 350f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade e Ciências Sociais da PUC-SP, São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em 25 out. de 2012.
ASSIS, Cláudio. Entrevista com Cláudio Assis. Contracampo Revista de Cinema, São Paulo, n. 54, 2003, on-line. Entrevista concedida a Cléber Eduardo. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2011
______. Cláudio Assis continua indomável. Revista de Cinema, 15 dez. 2011, on-line. Entrevista concedida a Julio Bezerra. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
______. O anarco cineasta. Revista Cult, Sumaré, n. 159, jul. 2011, on-line. Entrevista concedida a Eduardo Simões. Disponível em: . Acesso em 04 de out. de 2012.
BARTHES, Roland. El efeito do real. In: Realismo: mito, doctrina o tendência histórica? Buenos Aires: Lunaria, 2002, pp. 75-82.
FONSECA, Nara Aragão. Da lama ao cinema: Interfaces entre o cinema e a cena mangue em Pernambuco. 2006. 125f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. Disponível em:. Acesso em: 10 nov. 2012.
FRUS, Phyllis. The politics and poetics of journalistic narrative. Cambridge: Cambridge University, 1994.
GASPARELLI JÚNIOR, Luiz Guaracy. A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2012.
JAGUARIBE, Beatriz. O Choque do Real a violência e as estéticas do realismo midiático e literário. Revista Semiosfera, Rio de Janeiro, número especial, dez. 2003, on-line. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2012.
________. O choque do real: estética, mídia, cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
________. Choque do real. Entrevista com a ensaísta Beatriz Jaguaribe. Blog Luiz Zanin – Cinema, cultura & afins, 21 out. 2007, on-line. Entrevista concedida a Luiz Zanin. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2012.
LACERDA, Hilton. Roteiro do filme Amarelo Manga. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.