Cuidado transcultural de Leininger na perspectiva dos programas de pós-graduação em enfermagem: revisão integrativa

Autores

  • Luizita Henckemaier Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU)
  • Josiane Steil Siewert Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Liliam Cristiana Júlio Tonnera Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES/SC)
  • Angela Maria Alvarez Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).
  • Betina Hörner Schlindwein Meirelles Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).
  • Rosane Gonçalves Nitschke Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2014.2.15772

Palavras-chave:

pesquisa em enfermagem, cultura, teoria de enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar a aplicação da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, nas produções científicas em Programas de Pós-Graduação em Enfermagem nas regiões sul e sudeste do Brasil, no período de 2005 a 2010. Materiais e Métodos: Trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no catálogo da ABEN, totalizando 17 produções, destas, 16 dissertações de mestrado e 01 tese de doutorado. Resultados: Verificou-se que a teoria de Leininger foi utilizada parcialmente, tanto como metodologia para pesquisa, como também como forma de sistematizar o cuidado ou apenas como referencial teórico para a discussão dos dados. A utilização de diversas técnicas para coleta e análise dos dados foi detectada durante a leitura criteriosa das produções. Conclusão: Percebe-se, portanto, a necessidade de ampliação da utilização da teoria de Leininger. Desta forma, será possível sentir as melhorias no processo de cuidar, sendo necessário repensar o entendimento do que é o cuidado, como ele deve ser prestado e qual o olhar dado pelas equipes de enfermagem neste âmbito.

Biografia do Autor

Luizita Henckemaier, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU)

Enfermeira. Doutoranda em Filosofia da Enfermagem. Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (NUPEQUISFAM-SC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Josiane Steil Siewert, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Enfermeira. Mestre Filosofia da Enfermagem. Instituto Federal de Santa Catarina. Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas (GESPI). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Liliam Cristiana Júlio Tonnera, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES/SC)

Enfermeira. Mestre em Filosofia da Enfermagem. Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina. Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Angela Maria Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC). Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas (GESPI). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Presidente da Aben Nacional.

Betina Hörner Schlindwein Meirelles, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC). Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rosane Gonçalves Nitschke, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN).

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN/UFSC). Coordenadora Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina (NUPEQUISFAM-SC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2014-09-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão