Cuidado transcultural de Leininger na perspectiva dos programas de pós-graduação em enfermagem: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-652X.2014.2.15772Palavras-chave:
pesquisa em enfermagem, cultura, teoria de enfermagemResumo
Objetivo: Identificar a aplicação da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, nas produções científicas em Programas de Pós-Graduação em Enfermagem nas regiões sul e sudeste do Brasil, no período de 2005 a 2010. Materiais e Métodos: Trata-se de revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada no catálogo da ABEN, totalizando 17 produções, destas, 16 dissertações de mestrado e 01 tese de doutorado. Resultados: Verificou-se que a teoria de Leininger foi utilizada parcialmente, tanto como metodologia para pesquisa, como também como forma de sistematizar o cuidado ou apenas como referencial teórico para a discussão dos dados. A utilização de diversas técnicas para coleta e análise dos dados foi detectada durante a leitura criteriosa das produções. Conclusão: Percebe-se, portanto, a necessidade de ampliação da utilização da teoria de Leininger. Desta forma, será possível sentir as melhorias no processo de cuidar, sendo necessário repensar o entendimento do que é o cuidado, como ele deve ser prestado e qual o olhar dado pelas equipes de enfermagem neste âmbito.Referências
Waldov VR. Cuidar expressão humanizadora da enfermagem. Petrópolis: Vozes; 2006. 190p.
Leopardi MT. Teoria e método em assistência de enfermagem. Florianópolis: Soldasoft; 2006. 396p.
Leininger MM. Culture care diversity and university: a theory of nursing. New York: National League for Nursing Press; 1991. 432p.
Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health. 1987 Feb;10(1):1-11
Almeida SP de. A vivência no grupo: a experiência para as pessoas diabéticas [dissertação]. Belo Horizonte (MG): UFMG, Escola de Enfermagem; 2006.
Bulhosa MS. Sofrimento moral no trabalho da enfermagem [dissertação]. Rio Grande (RS): FURG, Enfermagem; 2006.
Portela CM. O cuidado ao familiar cuidador de portadores de transtornos de humor na rede básica de atenção à saúde [dissertação]. Florianópolis (SC) UFSC/PEN; 2006.
Saraiva MC. Assistência de saúde a idosos que buscam atendimento quiroprático [dissertação]. Florianópolis (SC) UFSC, PEN; 2006.
Modesto AP. O cuidado cultural do idoso renal crônico em tratamento hemodialítico [dissertação]. Curitiba (PR): UFPR/Enfermagem; 2006.
Gerondo VL dos S. As avós idosas cuidadoras dos netos hospitalizados [dissertação]. Curitiba (PR): UFPR, Enfermagem; 2006.
Fernandes MT de O. Trabalho com grupos na saúde da família: concepções, estrutura e estratégias para o cuidado transcultural [dissertação]. Belo Horizonte (MG): UFMG, Escola de Enfermagem; 2007.
Kuznier TP. O significado do envelhecimento e do cuidado para o idoso hospitalizado e as possibilidades do cuidado de si [dissertação]. Curitiba (PR): UFPR, Enfermagem; 2007.
Santos CA dos. Gravidez e soropositividade para o HIV: vivências de mulheres atendidas em um centro de referência em HIV/aids [dissertação]. Belo Horizonte (MG): UFMG, Escola de Enfermagem; 2007.
Tomeleri KR. Experiência de mães adolescentes cuidando de seus filhos nos primeiros seis meses de vida (A) [dissertação]. Maringá (PR): UEM, Enfermagem; 2007.
Molina RCM. Inserção da mãe no cuidado ao filho internado na unidade de terapia intensiva pediátrica [dissertação]. Maringá (PR): UEM, Enfermagem; 2007.
Rosa JG da. Mãe x mulher: a abstinência sexual na ameaça de parto prematuro na perspectiva sociocultural [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): UNIRIO, Enfermagem; 2009.
Silva RF da. Valores culturais que envolvem o cuidado materno ribeirinho: subsídios para a enfermagem [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): UNIRIO, Enfermagem; 2009.
Souza AC. O itinerário terapêutico das famílias de crianças com diarréia [dissertação]. Florianópolis (SC): UFSC, PEN; 2009.
Ferraz L. Cuidado prestado à criança pela família e comunidade indígena na percepção dos profissionais de saúde (O) [dissertação]. Florianópolis (SC): UFSC/PEN, 2010.
Bonini BB. Ser enfermeiro negro na perspectiva da transculturalidade do cuidado [dissertação]. São Paulo (SP): USP, Escola de Enfermagem; 2010.
Santos IMM dos. Maternagem de mulheres com filho pré-termo: bases para assistência de enfermagem neonatal (A) [tese]. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ; Escola de Enfermagem Anna Nery; 2009.
Monticelli M, Boehs AE, Guesser JC, Gehrmann T, Martins M, Manfrini GC. Aplicações da teoria transcultural na prática da enfermagem a partir de dissertações de mestrado. Texto Contexto Enferm. [periódico online]. 2010 Apr/June; 19(2): 220-8. [capturado 2011 Dec 07]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n2/02.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Ciência & Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Ciência & Saúde como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Ciência & Saúde o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Ciência & Saúde apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.