Fisioterapia gerontológica na atenção primária à saúde: uma experiência na região norte
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13889Palavras-chave:
fisioterapia, atenção primária à saúde, saúde do idoso, promoção da saúdeResumo
Objetivo: Descrever a experiência precursora da Fisioterapia gerontológica pautada na promoção de saúde e prevenção de agravos e incapacidades em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Belém (PA).
Descrição da experiência: Esse relato advém da experiência profissional vivenciada ao longo de cinco anos de existência de um programa fisioterapêutico criado para a assistência de gerontes comunitários usuários de uma UBS. Descreve o processo de implantação e consolidação como um importante serviço gerontológico da rede básica de saúde do município, assim como as ações fisioterapêuticas desenvolvidas neste caminho promissor. Dentre as atividades fisioterapêuticas implantadas no programa destacam-se o atendimento ambulatorial individualizado, atividades físicas para idosos e práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, atividades educativas em saúde e atividades integrativas para a promoção de saúde.
Conclusão: Tendo em vista que a inserção da Fisioterapia nas UBS ainda é incipiente acreditamos que a implantação de um programa desta natureza seja uma iniciativa viável tanto do ponto de vista assistencial quanto acadêmico podendo servir como um modelo a ser reproduzido pelos gestores de outros municípios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Ciência & Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Ciência & Saúde como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Ciência & Saúde o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Ciência & Saúde apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.