Os servidores públicos são acomodados? percepções dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre

Autores

  • Silvia Generali da Costa
  • Gládis Andréia Perini Montini

Palavras-chave:

Servidor público. Carreira pública. Psicodinâmica do trabalho. Acomodação.

Resumo

O estudo tem como objetivos: a) identificar os motivos que levam o grupo estudado a ingressar e permanecer na carreira pública; b) identificar as razões específicas para a permanência na carreira docente em uma instituição pública; c) verificar o pressuposto – advindo do senso comum – de que a acomodação está entre estes motivos. A pesquisa é qualitativa e descritiva, tendo como respondentes um grupo de professores de ensino fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre, situada em uma comunidade carente. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, gravados e transcritos, e analisados sob o método de análise de conteúdo (Bardin, 1977). Como referencial teórico abordou-se: a) trabalho no setor público – com ênfase em Motta (1986 e 1981); b) Psicodinâmica do Trabalho (Dejours, 2007, 2001, 1992); c) estudo recente com objetivos e públicos semelhan-
tes, defendido por Czekster em 2007. Verificaram-se as seguintes razões para ingresso e permanência: aprendizagem; influência de modelos; vocação; acaso; e pacote de benefícios. Observe-se que os motivos de ingresso e permanência são os mesmos tanto para a carreira docente, quanto para o serviço público, com exceção de dois motivos que justificam apenas a permanência, mas não o ingresso: a acomodação e as dificuldades no mercado de trabalho. O prazer no trabalho, como motivo de permanência, tem como fonte os alunos; os colegas; o orgulho de contribuir para a sociedade; o idealismo; e o cumprimento de compromissos para com a sociedade. Na gênese do sofrimento aparecem problemas sociais; colegas; sentimento de impotência; gestão pública deficiente; e alunos. É possível pressupor que a referida acomodação apareça mais como um fator de permanência do que como motivo de ingresso na carreira docente no serviço público. Os sujeitos que referem acomodação, estão acomodados – segundo suas próprias percepções – a um ambiente com muitos fatores de sofrimento.

Biografia do Autor

Silvia Generali da Costa

Poutora em Administração, Professora Adjunta do PPGA/PUCRS

Gládis Andréia Perini Montini

Graduada em Administração. Agente Administrativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

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