Diversidade no meio universitário: influência dos atributos comportamentais e demográficos no relacionamento e desempenho de alunos de graduação em Administração
Palavras-chave:
Diversidade. Atributos comportamentais e demográficos. Desempenho aca-Resumo
Este estudo objetiva avaliar os efeitos dos atributos da diversidade no meio universitário, em especial, nas relações interpessoais e no desempenho acadêmico de estudantes universitários de uma instituição de ensino superior privada. No Brasil, o aumento do contingente de alunos de graduação motivado por programas do governo que beneficia pessoas de baixo poder aquisitivo e de cor negra e parda tem contribuído para aumentar a diversidade no ambiente universitário. Grande parte da literatura que aborda os impactos da diversidade em instituições de ensino superior é estadunidense e concentra-se basicamente em atributos étnicos e raciais. Com este trabalho, buscamos ampliar o conhecimento sobre as manifestações da diversidade no ambiente acadêmico incorporando atributos comportamentais (valores, crenças religiosas, preferência sexual e atividades de lazer) e demográficos (faixa etária, formação básica educacional e renda) no processo investigativo. Por meio de uma metodologia qualitativa e quantitativa são exploradas questões sobre a forma de como esses atributos afetam os resultados acadêmicos e quantificados os dados qualitativos para verificar a frequência das manifestações desses construtos. Pelos resultados é possível inferir que o aumento da heterogeneidade demográfica renda provoca mudanças nos hábitos de lazer e desempenho dos estudantes e favorece a diminuição de preconceitos relacionados à preferência sexual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.