A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo
Palavras-chave:
L23, Organization of Production. O15, Human Resources, Human Development, Income Distribution, Migration. O31, Innovation and Invention, Processes and Incentives.Resumo
O presente artigo trata das contribuições dos processos de aprendizagem organizacional no ambiente fabril, com base em pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso múltiplo, desenvolvida em três organizações produtivas do segmento automobilístico. O foco principal da pesquisa foi identificar, analisar e sistematizar processos de aprendizagem dentre as atividades e práticas de produção realizadas nas três empresas, com base na percepção de gestores, operadores e facilitadores dessas unidades, sustentado por instrumentos de coleta de dados como entrevistas, pesquisa a documentos e observação direta. Dentre os principais resultados da pesquisa destacamos, em primeiro lugar, as evidências de diferentes tipos de processos de aprendizagem que ocorrem nesses ambientes, alguns deles contribuindo de maneira significativa para o desempenho operacional dessas empresas; segundo, que os atores desses ambientes não exploram devidamente o potencial desses processos de aprendizagem, pois não apresentam preparação conceitual e metodológica para tal empreendimento; finalmente, que a apropriação e difusão de processos de aprendizagem no campo das operações de produção, assim como suas dificuldades principais, estão diretamente vinculados ao ambiente e a cultura da organização.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.