Monitoramento de informações estratégicas em pequenas empresas: um estudo em hotéis de pequeno porte do Vale do Itajaí-SC
Resumo
Este trabalho pretende contribuir para o conhecimento das práticas de gestão das pequenas empresas do ramo hoteleiro ao estudar o monitoramento de informações estratégicas do ambiente externo nestas organizações. A relevância da pesquisa situa-se no fato dos estudos em pequenas empresas hoteleiras serem incipientes no Brasil e, especialmente, de que pouco se tem feito para conhecer o processo de monitoramento ambiental nas organizações deste importante setor da economia. A pesquisa caracterizase por ser um estudo exploratório, de corte transversal, do tipo levantamento ou survey, com envio de questionários auto-administrados. Dentre os resultados, destaca-se que os hotéis de pequeno porte pesquisados privilegiam alguns tipos de informação enquanto outras são negligenciadas no processo de monitoramento e que, de forma geral, adotam sistemas poucos estruturados de monitoramento do ambiente. Palavras-chave: Monitoramento do ambiente. Pequenas empresas. Informações. Estratégicas. Hotéis.Downloads
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