Treinamento e desempenho organizacional: Contribuição dos modelos lógicos e do método quase-experimental para avaliações de ações educacionais
Resumo
Atualmente, são cada vez maiores as exigências para que as áreas de treinamento, desenvolvimento e educação demonstrem a efetividade de suas ações. Apenas atestar a capacidade de um programa gerar altos níveis de satisfação, aprendizagem e desempenho individual não mais atende às expectativas das organizações. Apesar disso, alguns obstáculos inerentes a avaliações de treinamento no nível de resultados organizacionais ainda precisam ser superados, principalmente no tocante às sistemáticas vigentes de diagnóstico e prognóstico de necessidades e aos tradicionais delineamentos de pesquisa de avaliação. No caso do diagnóstico e prognóstico, geralmente esses processos não articulam as necessidades individuais com as necessidades de grupos e organizacionais, onerando consideravelmente a avaliação no nível de resultados organizacionais. Quanto aos delineamentos, a prática faz uso recorrente de desenhos correlacionais, os quais limitam a compreensão das relações de causalidade entre programas de treinamento e desempenho organizacional. A fim de que essas limitações possam ser mais bem compreendidas e, então, superadas, este artigo discute a importância dos modelos lógicos e do método quase-experimental, no tocante ao controle das ameaças à validade de estudos deste tipo, na avaliação de TD&E no nível de resultados.
Palavras-chave – Avaliação de treinamento. Resultados organizacionais. Modelos lógicos. Método quase-experimental.
Abstract
Nowadays, the area of training, development and education are under high pressure to demonstrate the benefits of its practices. Merely prove the capacity of a program to generate high levels of satisfaction, learning and individual performance is not sufficient to attend the expectative of an organization. Nevertheless, some limitations inherent to the organizational results level must be overcame, mainly concerning to the traditional needs assessment systematic, and to the traditional evaluation research designs. Regarding to need assessment, frequently this process does not articulate individual, groups, and organizational levels, burdening too much results criteria evaluation. About designs, correlational studies constitute the evaluation tradition, in such a way causality relations between trainings and organizational performance are doubt. In order to comprehend and overcome these limitations, this article discuss the relevance of the logic models, and of the quasi-experimental method, concerning to the internal validity threats control at organizational results level evaluation.
Key words – Training evaluation. Organizational results. Logic models. Quasi-experimental method.
Jel Classification – M – Business administration and business economics; Marketing; Accounting M12 – Personnel Management
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