Emergência do marketing nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório

Autores

  • Getulio Tadeu Nunes Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Edgar Augusto Lanzer Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Fernando Ribeiro Serra Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Manuel Portugal Ferreira Instituto Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

Marketing, IES, Estratégia

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o marketing nas universidades privadas e comunitárias brasileiras. Analisa o cenário competitivo do ensino superior brasileiro, para demonstrar que a utilização de estratégias de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. As barreiras contra o marketing nas universidades necessitam cair para fazer face à rápida mudança no ambiente competitivo, como a queda da demanda associada à multiplicação de novos concorrentes. Neste trabalho discutimos o cenário atual enolvendo as IES e estipulando como as estratégias de marketing poderão ser utilizadas. É feita uma revisão teórica sobre o marketing sempre em paralelo com a análise e contextualização para organizações universitárias. Palavras-chave: Marketing de relacionamento. Marketing em instituições de ensino superior. Estratégia.

Biografia do Autor

Getulio Tadeu Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC Diretor de Marketing da UNISUL

Edgar Augusto Lanzer, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

PhD em Economia Professor do Mestrado em Administração da Unisul

Fernando Ribeiro Serra, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Engenharia pela PUC-Rio Diretor da Unisul Busines School Professor do Mestrado em Administração da Unisul

Manuel Portugal Ferreira, Instituto Politécnico de Leiria

PhD em Business Administration pela Universidade de Utah Professor-coordenador do Insituto Politécnico de Leiria

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Publicado

2008-10-15

Edição

Seção

Artigos