Do ensino de técnicas comerciais ao ensino de Economia em Santa Catarina
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar retrospecto histórico do ensino de Economia em Santa Catarina, destacando a trajetória do curso atualmente oferecido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Inicialmente, são buscadas as raízes do ensino de Economia no Brasil nos séculos XIX e XX, além das primeiras referências no século XVIII em Portugal. O estudo mostra, em seguida, que o Curso de Ciências Econômicas, criado em 1943 com o nome de Curso Superior de Administração e Finanças, teve origem no ensino de técnicas comerciais ministrado pela Academia de Comércio de Santa Catarina, instituição criada em 1935 e sucessora de escolas comerciais de ensino médio, sendo o ano de 1917 a referência mais antiga. A Faculdade de Ciências Econômicas, nascida no interior da Academia de Comércio, foi uma das entidades fundadoras da UFSC, em 1960. Porém, desde a reforma do ensino comercial de 1945, o curso desvinculou-se do ensino prático para tornar-se um curso orientado para a Economia como ciência.
Palavras-chave – Ensino de economia. Ensino comercial. Universidade Federal de Santa Catarina.
Abstract
This article presents the history of economics teaching in the Santa Catarina state, with emphasis on the course currently offered by the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in the capital city of Florianópolis. Initially, the article looks for the origins of this kind of teaching in Brazil during the nineteenth and twentieth centuries, with reference to the commercial education in Portugal during the eighteenth century. It then shows that the economic sciences course, established in 1943 with the name of Superior Course of Administration and Finance, originated from the commercial training offered by the Academy of Commerce of Santa Catarina, which was introduced in 1935 and succeeded other commercial high schools whose older reference is from 1917. The Faculty of Economic Sciences was one of the founding entities of UFSC in 1960. However, since the 1945 reform of the Brazilian commercial education, the economics course became oriented towards economics as a science.
Key words – Economics teaching. Commercial education. UFSC.
JEL Classification – A2, Economics Education and Teaching of Economics. I21, Analysis of Education. N36, Economic History: Education, Health, Income and Wealth: Latin America.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.