Formação de estratégia em empresas de transporte
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de definição da estratégia em empresas de transporte intermunicipal de passageiros do Rio Grande do Sul, sob enfoque das etapas da tomada de decisão, e da caracterização dos elementos que condicionam este processo. Para este estudo, seguiu-se uma orientação qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso em duas empresas. Como principais resultados podem ser citados as implicações do uso de metodologias administrativas na Empresa “A”, as características informais da tomada de decisão na Empresa “B” e os aspectos da regulamentação setorial.
Palavras-chave: Estratégia. Tomada de decisão. Condicionantes da estratégia.
Abstract
The present work aims to analyze the process of strategy definition in intercity passengers transportation companies of Rio Grande do Sul, focusing on the steps of strategic decision and all the aspects that influenciate this process. The development of this study was based on Qualitative Orientation and Case Study methods, using two transportation companies. As main results can be mentioned the reflects of the usage of administrative methodologies in company “A”, the informal characteristics on decision making in company “B”, emergent and deliberated aspects from the strategy, as well as the aspects of sector regulation.
Key words: Strategy. Decision making. Elements that influence the strategy.
JEL Classification: M1 – Business Administration. M11 – Production Management. M13 – Entrepreneurship.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.