A situação das finanças públicas e a descentralização das políticas sociais nos municípios do Rio Grande do Sul, 1995-2001
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar o comportamento das finanças públicas municipais do Rio Grande do Sul, no período de 1995 a 2001, destacando o desempenho dos gastos sociais municipais no contexto da descentralização das políticas sociais, processo iniciado com a Constituição de 1988. Constatou-se que as receitas cresceram em um ritmo muito maior do que as despesas nesse período: 45% e 29% respectivamente. O maior acréscimo de recursos refere-se a transferências de outros níveis de governo aos Municípios, principalmente para aqueles com até 10.000 habitantes. Com relação aos gastos sociais dos Municípios, verificouse que os mesmos registraram um substancial aumento no período em análise (56%), tendo, inclusive, ultrapassado o crescimento das receitas totais.
Palavras-chave: Finanças públicas municipais; desempenho fiscal municipal; gastos sociais municipais.
Abstract
This paper analyses Rio Grande do Sul State’s municipal public finances, from 1995 to 2001, pointing out the municipal’s social expenditure performance, in the context of social politics decentralization, which began with the Constitution of 1988. It was noticed that the growth of the revenue surpassed the growth of the expenditure in the period: 45% and 29% respectively. Most of the revenue increase refers to other government levels transfers to the municipalities, specially to those with 10.000 inhabitants or less. Regarding the counties social expenditure, it was noticed that they had a great increase in the analysed period (56%) and it surpassed the growth of the revenue.
Key words: municipal public finances; municipal fiscal performance; municipal social expenditure.
JEL Classification: R51 – Finance in urban and rural economies.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Análise implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Análise como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Análise o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Análise apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.