Implementação de um ERP em uma Instituição Pública de Ensino Superior: uma investigação sobre o ciclo de vida do sistema
Palavras-chave:
Sistemas de informação. Implementação. Organizações públicas.Resumo
Considerando a importância de melhorar os processos implementação de Sistemas ERP no setor público, o objetivo deste estuo é descrever a implementação do sistema ERP de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) através da análise do ciclo de vida do sistema proposta por Souza e Zwicker (2000). A pesquisa possui natureza qualitativa e descritiva, através do método de estudo de caso na Universidade Federal do Maranhão, Justifica-se a escolha desse caso, pois o evento foco de análise ocorre pela segunda vez numa instituição com quase 50 anos de existência. Uma das técnicas de coleta de evidências foi a de entrevistas semiestruturadas com 43 pessoas, dentre elas implantadores, gerentes do sistema ERP e usuários operacionais do sistema. Também foram utilizadas como fonte de dados documentação do sistema e manuais técnicos. Os resultados encontrados, seguindo as fases do modelo de Souza e Zwicker (2000), possibilitaram identificar as fases de decisão e seleção, implementação, utilização (benefícios) e utilização (dificuldades) do ciclo de vida do ERP. Acredita-se que ao descrever a realidade da implementação de um sistema ERP em uma IFES, pode-se contribuir-se para o estudo das organizações públicas brasileiras, sobretudo as que prestam serviços educacionais de nível superior.
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