Estilos de vida da “Geração Alfa”
Uma abordagem reconstrutiva de narrativas biográficas
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46673Palavras-chave:
Geração alpha, narrativas biográficas, sociologia de Alfred Schütz, leituraResumo
O artigo apresenta bases epistemológicas da abordagem reconstrutiva de narrativas biográficas, adotada pela pesquisa em andamento, sobre as experiências de membros da “Geração Alfa” (nascidos a partir de 2010), para compreender seus estilos de vida, especialmente quanto à prática da leitura. Explora-se conceitos da obra de Schütz (1979) para a compreensão da interpretação dos agentes sobre a vida cotidiana, tarefa principal da sociologia do autor, base para a abordagem reconstrutiva de narrativas biográficas. O texto expõe desdobramentos da pesquisa baseados em resultados preliminares de entrevistas narrativas com adolescentes de 12 a 14 anos. Um desdobramento da pesquisa é a proposição de uma ferramenta para estimular a leitura nos anos finais do Ensino Médio. A ferramenta, Visual Interactive Reading (VIR), está em desenvolvimento pela Agência Experimental de Engenharia de Software da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (AGES-PUCRS). Argumenta-se, ainda, que a abordagem reconstrutiva de narrativas biográficas pode subsidiar ações de instituições voltadas ao público jovem.
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