Construção e percepção do risco no ensino geográfico

uma proposta didática de cartografia social com a técnica têxtil arpillera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46560

Palavras-chave:

Percepção do risco;, Educação geográfica;, Cartografia social

Resumo

A iminência de desastres e eventos extremos afeta o corpo social de diversas formas, variando conforme a posição de cada grupo na escala de vulnerabilidade socioambiental. A percepção de risco, tanto coletiva quanto individual, é crucial para prevenir e mitigar esses efeitos. Um processo educativo que aborde essas questões é necessário, considerando as mudanças climáticas atuais. Este artigo objetiva explorar como o ensino de Geografia pode ajudar na construção social e percepção do risco, utilizando a cartografia social. Propomos a técnica têxtil Arpillera, criada por mulheres chilenas para denunciar injustiças sociais. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica argumentativa, explorando conceitos centrais e experiências relacionadas ao tema. Concluímos que essa técnica pode melhorar o ensino de Geografia, promovendo a conscientização e a compreensão dos riscos socioambientais, fortalecendo o senso coletivo e a construção de uma cultura de percepção do risco.

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Biografia do Autor

Jamile Maia Younes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Geografia, modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Laura Cristina Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Geografia, modalidade Bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).

Evelyne Straub de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Geografia, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Maia Younes, J., Pereira de Oliveira, L. C., & Straub de Oliveira, E. (2024). Construção e percepção do risco no ensino geográfico: uma proposta didática de cartografia social com a técnica têxtil arpillera. Conversas & Controvérsias, 11(1), e46560. https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46560

Edição

Seção

Desafios Interdisciplinares em Tempos de Mudanças Climáticas