Do medo à ação

respostas governamentais à violência escolar no Brasi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46306

Palavras-chave:

violência nas escolas, políticas públicas, proteção social

Resumo

A violência nas escolas não é exatamente um fenômeno novo, mas suas expressões e o medo desse tipo de episódio têm se inserindo do cotidiano escolar. Assim, deve ser compreendida enquanto questão social urgente, demandando ações governamentais na busca por soluções efetivas. Este artigo busca mapear e compreender ações por meio da análise de 1.307 notícias veiculadas nos portais do Palácio do Planalto, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre junho de 2013 e abril de 2024, identificadas a partir dos descritores “violência na escola” e “segurança na escola”. Verificou-se significativo crescimento das publicações a partir de abril de 2023, associadas ao ataque à creche em Blumenau/SC e foram identificadas ações governamentais nas modalidades repressiva e preventiva. Concluiu-se que iniciativas governamentais devem ter o intuito de conscientizar e proteger todos os pertencentes ao meio de ensino, especialmente os mais vulneráveis.

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Biografia do Autor

Rossana Gueller Ruschel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Jornalista graduada pela PUCRS com mobilidade na Universidade de Uppsala. Bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA). Advogada. Pesquisadora integrante do Laboratório das Infâncias (Labinf) da PUCRS.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) nos Programas de Pós- -Graduação em Educação e em Sociologia e Ciência Política e nas graduações em Pedagogia e Psicologia. Bolsista produtividade CNPQ (nível 2). Psicóloga, mestre e doutora em Serviço Social (PUCRS). Coordenadora dos grupos de pesquisa “Questões Sociais na Escola” e “Psicologia e Educação”. Coordenadora do Laboratório das Infâncias (Labinf) da PUCRS.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Gueller Ruschel, R., & Mendes dos Santos, A. (2024). Do medo à ação: respostas governamentais à violência escolar no Brasi. Conversas & Controvérsias, 11(1), e46306. https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46306

Edição

Seção

Pesquisa Social e suas contribuições para o desenvolvimento de Políticas Públicas e Organizacionais