Do medo à ação
respostas governamentais à violência escolar no Brasi
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-5694.2024.1.46306Palavras-chave:
violência nas escolas, políticas públicas, proteção socialResumo
A violência nas escolas não é exatamente um fenômeno novo, mas suas expressões e o medo desse tipo de episódio têm se inserindo do cotidiano escolar. Assim, deve ser compreendida enquanto questão social urgente, demandando ações governamentais na busca por soluções efetivas. Este artigo busca mapear e compreender ações por meio da análise de 1.307 notícias veiculadas nos portais do Palácio do Planalto, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre junho de 2013 e abril de 2024, identificadas a partir dos descritores “violência na escola” e “segurança na escola”. Verificou-se significativo crescimento das publicações a partir de abril de 2023, associadas ao ataque à creche em Blumenau/SC e foram identificadas ações governamentais nas modalidades repressiva e preventiva. Concluiu-se que iniciativas governamentais devem ter o intuito de conscientizar e proteger todos os pertencentes ao meio de ensino, especialmente os mais vulneráveis.
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