Os precedentes históricos da navegação aérea baseada em instrumentos: necessidade, surgimento e evolução
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-703X.2015.1.21165Keywords:
por instrumentos, História da Aviação, Navegação aérea, Auxílios à navegação, Rádio-Navegação, CNS/ATMAbstract
Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento histórico a cerca da prática do voo por instrumentos, isto é, onde a navegação aérea é praticada sem que o piloto necessite de referencias com o horizonte externo à aeronave bem como sobre o terreno sobrevoado para que possa se orientar e localizar. São apontados os fatores históricos referentes a necessidade de se voar em condições de meteorologia adversas e período noturno, situações que justificaram a adoção de recursos que permitiriam o voo seguro das aeronaves mesmo em tais condições desfavoráveis. O desenvolvimento do trabalho traz de forma cronológica à implantação dos auxílios a navegação ao longo do mundo, destacando sua importância, detalhes técnicos e fatores que levaram a avanços e melhorias nos auxílios à navegação e procedimentos para pousos e decolagens, tal como durante o voo em rota. Ao longo da discussão histórica apresentada são dispostas de forma separada as características operacionais dos auxílios à navegação baseados em solo, já considerados defasados pelo fato de serem os primeiros colocados em serviço, assim como a necessidade de novas tecnologias de navegação aérea, discutidas na década de 1980 pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) através do comitê de Sistemas de Navegação Aérea do Futuro (FANS) o qual trouxe os conceitos de Comunicação, Navegação e Vigilância aérea baseados em satélites (CNS/ATM) de modo a otimizar e tornar mais eficiente o fluxo de tráfego aéreo no mundo todo, em especial em localidades de maior densidade.
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The historical precedents for instrument-based air navigation: need, appearance and evolution
Abstract: This article presents a historical survey about the practice of instrument based flight, where air navigation is practiced without the pilot requirements to have references at the same time to the external horizon of the aircraft and on the airspace over so you can get your bearings and locate. The historical factors are pointed out concerning the need to fly in adverse weather conditions and at nighttime situations that justified the adoption of features that allow the safe flight of aircraft, even in such unfavorable conditions. The development work brings chronologically the implementation of aid to navigation throughout the world, highlighting its importance, technical details and factors that led to advances and improvements in navigation aids and procedures for takeoffs and landings, as while flying in route. Along the historical discussion presented are arranged separately, operating characteristics of navigational aids based on ground already considered outdated by being the first put into service, as well as the need for new air navigation technologies discussed in the decade of 1980 by the International Civil Aviation Organization (ICAO) through of the Future Air Navigation Systems Committee (FANS) which brought the concepts of Satellite-Based Communication, Air Navigation and Surveillance (CNS/ATM) in order to optimize and make more efficient air traffic flows worldwide, especially in higher-density locations.
Keywords: Instrument-flight; Aviation history; Air navigation; Navigation-aid; CNS/ATM
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